Egressos Ilustres
Uma tradição de excelência
Com mais de nove décadas de atividade, a FESPSP tem lugar de destaque na formação de importantes nomes do cenário intelectual do país. As personalidades que passaram pela FESPSP representam uma tradição de excelência intelectual e profissional de grande contribuição para o desenvolvimento nacional. Entre seus ex-alunos figuram professores, pesquisadores e profissionais dirigentes que atuam nas mais diversas frentes possibilitadas pela formação nas ciências sociais teóricas e aplicadas.
Membros
Adelpha de Figueiredo
Uma das primeiras bibliotecárias brasileiras, Adelpha introduziu novas técnicas para a classificação, registro e arranjo de acervos, além de inovar com o livre acesso dos leitores às estantes. Foi professora de Biblioteconomia da FESPSP na década de 50.
Fernando Henrique Cardoso
Sociólogo, cientista político, professor universitário, escritor, político brasileiro e 34° presidente do Brasil, FHC foi presidente do conselho superior da FESPSP.
Florestan Fernandes
Um dos mais importantes sociólogos brasileiros, Fernandes formou-se mestre pela FESPSP. Entre suas contribuições para a sociedade estão a defesa da educação para todos e as críticas ao caráter elitista da escola.
Luiz Carlos Trabuco Cappi
É o atual presidente do banco Bradesco, uma das maiores instituições financeiras da América Latina. Fez pós-graduação em Sociopsicologia na FESPSP.
Luiza Erundina
Atualmente é deputada federal pelo estado de São Paulo. Foi eleita a primeira prefeita de São Paulo em 1988. Na década de 1970 concluiu o mestrado em Ciências Sociais na FESPSP.
Oracy Nogueira
Sociólogo, concluiu o bacharelado em 1942 e o mestrado em 1945, ambos na FESPSP. Na instituição, lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação desenvolvendo simultaneamente atividades de pesquisa, principalmente voltadas à questão racial.
Paulo Henrique Amorim
Jornalista, empresário e apresentador de TV brasileiro. Tem graduação em Sociologia e Política pela FESPSP.
Roberto Simonsen
Engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político brasileiro. Integrou o movimento intelectual que deu origem à FESPSP, onde lecionou História Econômica do Brasil.
Ricardo Lewandowski
Jurista e magistrado brasileiro. É ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, tendo presidido a Corte entre 2014 e 2016. Hoje é o atual Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil. Concluiu o bacharelado em Ciências Políticas e Sociais pela FESPSP em 1971.
Rubens Borba de Moraes
Professor, foi pioneiro da Biblioteconomia no país e diretor da biblioteca da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque até sua aposentadoria. Fundou o curso de Biblioteconomia na FESPSP. Também foi um dos fundadores da Associação Paulista de Bibliotecários.
Sérgio Buarque de Holanda
Foi um historiador, crítico literário e jornalista brasileiro. Concluiu o mestrado na FESPSP na década de 1940 onde passou a lecionar História Econômica do Brasil.
Virgínia Leone Bicudo
Socióloga e psicanalista, cursou Sociologia e Política na Escola Livre de Sociologia e Política em 1936. Sua dissertação de mestrado, intitulada “Atitudes Raciais de pretos e mulatos em São Paulo”, foi a primeira defendida no Brasil sobre a temática na FESPSP, em 1945.