Estratégia e Liderança Política

Titulação conferida

Especialização

Sobre o curso

O curso de pós-graduação lato sensu em Estratégia e Liderança Política, oferecido no modelo online, visa proporcionar aos participantes um conhecimento científico, teórico-prático, do campo da formulação estratégica e da liderança política. Sua finalidade principal é formar estrategistas, líderes, formuladores e gestores da ação dirigente em instituições estatais e corporativas com ampla visão da sociedade e da política e suas interações com as Ciências Sociais, Psicologia, História, Linguística, Comunicação e Planejamento Estratégico. Deste modo, pretende trazer para o debate e formação científico-acadêmica profissionais e interessados que sentem a necessidade de embasamento e capacitação teórica para a prática de suas atividades.

OBJETIVOS

O curso de pós-graduação lato sensu em Estratégia e Liderança Política objetiva  formar, atualizar e capacitar os alunos para as suas atividades profissionais com apresentação e discussão dos conhecimentos das principais abordagens teóricas e práticas da formulação, do planejamento estratégico e do exercício da liderança. Desta forma, o curso capacita os alunos para a formulação de problemas e análises de situações relativas à elaboração estratégica e às práticas de liderança.

A qual público se destina

Profissionais de instituições públicas e privadas, de partidos e entidades da sociedade civil, ativistas e dirigentes de movimentos sociais que atuam em postos de direção, de tomada de decisões e gestão, relações governamentais, assessorias e interessados em geral, com graduação de nível superior em qualquer área, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Comunicação, Jornalismo, Direito, História, Geografia, Administração, Economia e áreas das Ciências Sociais Aplicadas.

Carga Horária

368 horas

Investimento

18 parcelas de R$720,00

Duração

03 Semestres

Modalidade

Online

Período

Noturno Terças e quintas, das 19h às 22h30.

Disciplinas

A presente disciplina trata das disputas de poder tendo como discussão longitudinal a transformação dos meios de comunicação e a emergência das redes digitais em sua potência tecnopolítica. Será abordado como esse contexto incide na formação de novos sujeitos políticos, em novas formas de agência e de comportamento eleitoral, e na clássica relação entre representantes e representados.
Considerando o contexto de ambiência digital, a presente disciplina discute como instituições de intermediação, como partidos, movimentos políticos, agências e assessoramentos, adaptaram e/ou alteraram suas formas de organização, produção e mobilização. Para tanto, analisaremos estratégias discursivas presentes nas redes digitais e na produção dos discursos políticos.
A disciplina consiste em uma introdução ao campo da Psicologia Política, à sua constituição histórica e suas relações interdisciplinares com as demais áreas das ciências sociais e com as teorias psicossociais. Serão apresentados e analisados as categorias e conceitos constitutivos do campo. Parte-se do pressuposto de que a compreensão das relações sociais, interpessoais, de grupos e funcionamento do cérebro é parte integrante de uma estratégia de comunicação e de poder bem consolidada. A disciplina enfatiza a compreensão do papel do pensamento humano, o comportamento social e as emoções que determinam o agir político e social.
Esta disciplina terá uma orientação empírica e aplicada, no sentido de trabalhar com os alunos e alunas as ferramentas mais contemporâneas da psicologia social, comportamental e elementos da neuropsicologia aplicados à política, às eleições e às ações coletivas e individuais. A disciplina procurará enfatizar os temas relacionados à influência das emoções nas decisões e comportamentos, da consciência política, dos conflitos intergrupais e dos fatores culturais.
A disciplina consiste em estudar os fundamentos da análise do discurso, debruçando-se sobre suas linhas principais, em especial a francesa e a crítica. Com isso, intenciona-se conhecer e compreender diversas visões em torno do conceito de discurso, buscando estabelecer seu lugar nos campos de conhecimento da linguística e da semiologia. A partir de conceitos-chave presentes em cada abordagem, pretende-se subsidiar posteriores leituras e análises de práticas discursivas.
A disciplina desenvolve o aprendizado sobre a leitura, a elaboração e o estudo de recursos persuasivos presentes em discursos produzidos nas mais diferentes áreas do conhecimento, considerando as contribuições da linguística, da antropologia e da semiologia. Por meio dessa abordagem múltipla, buscará compreender como se dão as diferentes  elaborações discursivas, concretizadas por gêneros do discurso diversos, examinando seus conteúdos temáticos, suas estruturas composicionais e as escolhas linguístico-discursivas feitas pela autoria. Textos que circulam socialmente, com interesse político e sociológico, estarão especialmente focados na disciplina.
O objetivo desta disciplina consiste em apresentar aos alunos os fundamentos e os elementos constitutivos de um projeto de poder político. Para este fim, apresentará os passos e etapas que devem ser seguidos no planejamento do projeto, seja ele individual, de grupo de interesse ou de partido, assim como apresentará também as condições para a conquista e manutenção do poder.
Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos a natureza dos dois principais aparatos ou meios de exercício do poder político configurados no Estado e nos partidos. Complementarmente, será analisada a natureza dos processos eleitorais, os modelos eleitorais e a legislação vigente.
Esta disciplina tem por objetivo apresentar os principais elementos da comunicação política, governamental e eleitoral, assim como capacitar o aluno para a elaboração de estratégias de comunicação eficientes. Apresentará ainda elementos e conceitos relativos às necessidades de análise do ambiente da comunicação, da realização de pesquisas qualitativas e de compreensão de elementos de Neuromarketing.
Esta disciplina consiste em apresentar a importância e as metodologias de análise do risco político, tanto no que se refere aos processos de decisões políticas quanto aos processos de decisões econômicas, assim como os métodos de mitigação dos riscos e de redução dos graus de incertezas.
Nesta disciplina serão estudadas as teorias clássicas e modernas da liderança política, os conceitos da liderança heróica e os paradigmas das teorias da liderança pós-heróica. Na disciplina serão abordadas também as teorias, os fundamentos e instrumentos do exercício do poder e da política e a relação entre poder, força, violência e hegemonia. Serão estudadas ainda as especificidades da liderança política e suas diferenças em relação ao exercício da liderança em outras atividades humanas.
Nesta disciplina serão analisados casos de líderes históricos que se constituíram em paradigmas de liderança heróica, as práticas e virtudes que eles adotaram para alcançar reputação e as inovações que desenvolveram para produzir mudanças e alcançar êxito.

Coordenador(a)

Aldo Fornazieri

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.

Formas de Ingresso

Processo seletivo 2024/2 

Modalidade de seleção 1 

É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso com o coordenador.

  • Em breve.

Você tem alguma dúvida sobre o curso?

Tem interesse no curso? Preencha o formulário no botão abaixo.

Tenho interesse em mais informações sobre o curso?

ANÁLISE DO CURRÍCULO

É necessário se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail da coordenação do curso, que será enviado para você após a inscrição.

CONVERSAR COM A COORDENAÇÃO

O processo seletivo para ingressar na sua pós-graduação na FESPSP é uma conversa com o coordenador do curso.

No momento da inscrição, você poderá escolher uma das datas disponíveis para participar de uma conversa coletiva, com a presença de outros inscritos, em que o coordenador apresenta o curso, se apresenta e a partir desse bate-papo entende se essa é a pós ideal para você cursar neste momento, atendendo os seus objetivos profissionais e pessoais.

PROVA AGENDADA

Durante o nosso processo seletivo, você poderá escolher o dia e horário para realização de sua prova agendada presencial ou online. Essa opção está disponível no momento da inscrição. Caso não esteja, o nosso Relacionamento entrará em contato com você assim que tivermos novas datas de prova.

TRANSFERÊNCIA

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

SEGUNDA GRADUAÇÃO

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

REABERTURA DE MATRÍCULA

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado em 2001 pelo Ministério da Educação para financiar mensalidades em faculdades particulares. O MEC seleciona as instituições que podem oferecer o FIES e também define o número de vagas.O FIES beneficia estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita (por pessoa da casa).

Também é preciso ter participado do ENEM a partir de 2010, conseguido pelo menos 450 pontos e não ter zerado na redação. Não é necessário estar matriculado para solicitar o FIES, ele pode ser usado tanto por alunos da graduação já matriculados em qualquer semestre como por novos alunos.

Você pode primeiro pedir o financiamento e depois se matricular. Para o primeiro passo, acesse fies.mec.gov.br, clique em Minha Inscrição e em Fazer Cadastro. Depois de preencher as informações, você recebe instruções sobre os documentos que deve levar para a Secretaria e completar sua inscrição.

Enem

Você pode usar a sua nota do ENEM para começar a sua graduação na FESPSP! Se você tirou mais de 500 na prova do ENEM realizada nos últimos 5 anos, você já está automaticamente aprovado em nosso processo seletivo. Inscreva-se em: