Titulação conferida
Com o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Arquivística de Informação e Dados você terá uma visão aplicável dos temas a serem sempre considerados na gestão documental e dos serviços de informação, como arquivos e bibliotecas, tanto em organizações tradicionais como nas digitais, públicas ou privadas. Você passará a ver uma organização corporativa ou institucional como um sistema social aberto, baseado na circulação, uso e no registro de dados, informação e conhecimento.
Compreenda a natureza dos registros em formato eletrônico, incluindo as funções de várias mídias de armazenamento, a natureza da dependência do sistema e o efeito na integridade dos registros ao longo do tempo. Comunique-se e defina requisitos, funções e responsabilidades relacionadas a arquivos digitais para uma variedade de parceiros e públicos. Com o curso você poderá formular estratégias e táticas para avaliar, descrever, gerenciar, organizar e preservar arquivos digitais.
Saiba como integrar tecnologias, ferramentas, software e mídias nas funções existentes para avaliar, capturar, preservar e fornecer acesso a coleções e fundos digitais. Organize, armazene e recupere originais e acesse cópias de arquivos digitais. Assim, você consegue fornecer uma organização confiável e serviços para comunidades e sociedade nas redes.
A qual público se destina
Profissionais de arquivo, de centros de documentação, de museus, de empresas que possuem gestão do conhecimento, documentalistas, restauradores de documentos, museólogos, bibliotecários e arquivistas.
Objetivos e processo de aprendizagem
Além da necessidade informacional e de gestão de tomada de decisão, os conteúdos e os arquivos cumprem com o seu papel fundamental de comprovar a existência dos fatos. É necessário que seus conteúdos digitais e documentos sejam organizados e preservados por meio de gestão da informação organizacional, realizada com métodos específicos da gestão administrativa, da arquivologia e da Ciência da Informação.
Hoje, a gestão de informação organizacional considera uma série de plataformas e sistemas que devem dar forma às informações das atividades e decisões corporativas. Para isso, o MBA prepara o profissional capaz de:
• Realizar avaliações de risco periódicas de risco de segurança da informação associado às informações da agência e aos sistemas de informação;
• Criação de políticas e procedimentos para a gestão da informação organizacional, presente em documentos e sistemas informacionais;
Abordar a segurança da informação em todo o ciclo de vida de cada sistema de informação e garantir a conformidade com os requisitos de normas internacionais;
• Desenvolvimento de planos em nível de organização e definição de padrões ou modelos para planos subordinados para fornecer autenticidade de informações, adequada para redes, instalações e sistemas de informação;
• Fornecimento de treinamento de conscientização de segurança para funcionários e contratados que gerenciam ou usam sistemas de informação;
• Conduzir testes e avaliações periódicas da eficácia das políticas, procedimentos e práticas de segurança da informação;
• Desenvolver um processo para planejar, implementar, avaliar e documentar ações corretivas para abordar deficiências nas políticas, procedimentos e práticas de segurança da informação;
• Desenvolver e implementar procedimentos para detectar, relatar e responder a incidentes de segurança;
• Desenvolver e implementar planos.
Desde 2012
Atualização pedagógica: 2021
Coordenador(a)
Modalidade de seleção 1
É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso.
Modalidade de seleção 2 (análise de currículo)
É necessário se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenado do curso:
Após submissão da admissão em uma das modalidades, aguarde comunicado oficial da aprovação pela coordenação ou representante da instituição.
FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP – CEP 01223-010
Criado e Desenvolvido por Tarso IT
Consulte aqui o cadastro da instituição no sistema e-MEC
Fale conosco
É necessário se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail da coordenação do curso, que será enviado para você após a inscrição.
O processo seletivo para ingressar na sua pós-graduação na FESPSP é uma conversa com o coordenador do curso.
No momento da inscrição, você poderá escolher uma das datas disponíveis para participar de uma conversa coletiva, com a presença de outros inscritos, em que o coordenador apresenta o curso, se apresenta e a partir desse bate-papo entende se essa é a pós ideal para você cursar neste momento, atendendo os seus objetivos profissionais e pessoais.
Durante o nosso processo seletivo, você poderá escolher o dia e horário para realização de sua prova agendada presencial ou online. Essa opção está disponível no momento da inscrição. Caso não esteja, o nosso Relacionamento entrará em contato com você assim que tivermos novas datas de prova.
Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!
A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.
A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.
Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!
A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.
A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.
Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!
A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.
A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado em 2001 pelo Ministério da Educação para financiar mensalidades em faculdades particulares. O MEC seleciona as instituições que podem oferecer o FIES e também define o número de vagas.O FIES beneficia estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita (por pessoa da casa).
Também é preciso ter participado do ENEM a partir de 2010, conseguido pelo menos 450 pontos e não ter zerado na redação. Não é necessário estar matriculado para solicitar o FIES, ele pode ser usado tanto por alunos da graduação já matriculados em qualquer semestre como por novos alunos.
Você pode primeiro pedir o financiamento e depois se matricular. Para o primeiro passo, acesse fies.mec.gov.br, clique em Minha Inscrição e em Fazer Cadastro. Depois de preencher as informações, você recebe instruções sobre os documentos que deve levar para a Secretaria e completar sua inscrição.
Você pode usar a sua nota do ENEM para começar a sua graduação na FESPSP! Se você tirou mais de 500 na prova do ENEM realizada nos últimos 5 anos, você já está automaticamente aprovado em nosso processo seletivo. Inscreva-se em: