Cátedra Celso Furtado

Criada em 2005, a Cátedra Celso Furtado é um programa extensionista da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) que tem como objetivo promover espaços de reflexão sobre os rumos do desenvolvimento nacional, articulando o diálogo entre Economia Política e Sociedade. Como espaço de integração entre a produção de conhecimento, a formação acadêmica e a disseminação de ideias, a Cátedra Celso Furtado tem como missão contribuir para o debate público com uma agenda de pesquisa voltada ao enfrentamento das desigualdades e à construção de um projeto nacional de desenvolvimento.

Refletindo sobre a necessidade de compreender os desafios contemporâneos frente à atual crise da ordem geopolítica global e da emergência climática, desde 2024 a Cátedra Celso Furtado assumiu o tema do Desenvolvimento Sustentável como o fio condutor de suas atividades, com interesse especial no papel do Brasil na construção de um futuro sustentável, soberano, inclusivo e socialmente responsável.

Para isso, a Cátedra organiza e promove uma série de iniciativas:

  • Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC);
  • Revista Eletrônica “Cadernos de Economia Política”;
  • Grupos de Estudos:
    • Estado, Desenvolvimento e Sustentabilidade – Coordenação: Prof. Euzébio Jorge.
    • Política Contemporânea – Coordenação: Profª Roseli Coelho
  • Eventos e parcerias institucionais.

Equipe Executiva:

– Coordenador Executivo: Rafael Rodrigues da Costa

– Editor-Chefe da Revista “Cadernos de Economia e Política”: Euzébio Jorge Silveira de Souza

– Estagiário: Pedro Rodrigues Sanches

Contato: [email protected]

Cadernos de Economia e Política

A partir desta missão, publica-se Cadernos de Economia e Política no intuito de fomentar reflexões e estudos consoantes com a visão de desenvolvimento econômico como um processo inerentemente social e histórico.

 Acesse a edição mais recente

E-mail para contato: [email protected]

Parâmetros de Publicação

A partir da constatação de Celso Furtado de que o desenvolvimento é um processo além do econômico, sendo ele histórico e social, a Revista da Cátedra convida à publicação de textos, artigos, resumos de obras, reflexões críticas e ensaios, de todas as áreas do conhecimento, que dialoguem com essa premissa, tais como: identidade, gênero, meio ambiente, trabalho, economia, entre outros.

A periodicidade de publicação da revista é trimestral, enquanto que o período de submissão de artigos é contínuo.

Os parâmetros técnicos são:

tamanho: textos de 5 a 20 páginas

fonte: Times New Roman, tamanho 12

notas de rodapé, citações fora do corpo, indicações de fonte, observações em figuras, quadros e tabelas: Times New Roman, tamanho 10

espaçamento entre linhas: 1,5

margens (superior e esquerda: 3cm; direita e inferior: 2cm).

título do artigo, nome do(s) autor(es), e-mail(s) de contato do(s) autor(es) e titulação.

E-mail para submissão: [email protected]

Contato

Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo. SP – 01223-010

(11) 3123-7800

Corpo Editorial

  • Prof. Dr. Euzébio Jorge Silveira de Souza

    Editor-chefe

Colaboradores

  • Roseli Martins Coelho:

    Graduada e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Filosofia Política pela Universidade de São Paulo.

  • Leandro Salman Torelli:

    Mestre (Unicamp) e doutorando (USP) em História Econômica. Graduado em História (Unesp) e pós-graduado em Ciência Política (Fesp-SP). Professor na pós-graduação e coordenador do curso de Teoria e Análise Econômica da FESPSP.

  • Nara Okamoto:

    Bacharel em Direito. Especialista em Direito material e processual do trabalho. Graduanda em sociologia e política pela FESPSP.

  • Mateus Fraga Maresch:

    Estudante de Direito da USP. Pesquisador de planejamento e desenvolvimento econômico.

  • Julia Tieme Filie Kamada:

    Estudante de Direito da USP. Pesquisadora de petróleo e desenvolvimento nacional.

Grupo de Estudos e Análise de Política Contemporânea da Cátedra Celso Furtado

O  Grupo de  Estudos e Análise de Política Contemporânea da Cátedra Celso Furtado, coordenado pela Profa. Roseli Coelho e pelo Prof. Paulo Souza, tem como objetivo selecionar e debater as principais questões, fenômenos e movimentos políticos da atualidade. No segundo semestre de 2023, o  grupo terá nove encontros para ler e debater coletivamente a obra “Do transe à vertigem: ensaios sobre o bolsonarismo e um mundo em transição” de Rodrigo Nunes. O objetivo é refletir coletivamente o fenômeno da extrema-direita brasileira nos últimos anos tendo como principal representante o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os encontros ocorrerão quinzenalmente às quintas-feiras, das 13h às 15h, presencialmente na sede da FESPSP.

Os encontros do  grupo são atividades complementares com emissão de certificado de participação. Para mais informações, acesse o  grupo no Whats App:  https://chat.whatsapp.com/GsdFuBgLBBj69yKSow1UT1.

Grupo de Estudos: Introdução ao Pensamento de Celso Furtado

A Cátedra Celso Furtado é um núcleo de reflexão, estudos e formação em torno de temas contemporâneos do desenvolvimento nacional, consoante com as teses de Celso Furtado, um dos mais relevantes intelectuais brasileiros do Século XX. A Cátedra é uma iniciativa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Uma das atividades da Cátedra no 2º semestre de 2023 será um Grupo de Estudos dedicado a apresentar os contornos básicos do pensamento de Celso Furtado sobre o Brasil, sobre o Desenvolvimento e sobre o relacionamento adequado da teoria com a prática política.

O Grupo de Estudos consistirá em cinco encontros mensais (entre agosto e dezembro de 2023), que acontecerão sempre aos sábados (26/8, 30/9, 28/10, 25/11, 09/12), das 10h30 ao 12h30, na modalidade virtual. A ideia é que os temas sejam debatidos livremente, obedecendo o escopo das leituras previamente escaladas para cada mês. As discussões serão acompanhadas pelo Prof. Leandro Torelli da FESPSP e introduzidas por um grupo de coordenadores. Contudo, a referência do método é participação livre e democrática de todos, já que as atividades estão pensadas como rodas de conversa – e não como aulas expositivas.

Para aqueles que se inscreverem e que participarem de pelo menos três dos cinco encontros haverá emissão de um certificado assinado pela Cátedra. A inscrição pode ser feita a partir do link: https://forms.gle/6cypCUVkvYSRYQ9Q8

Programa de encontros: https://www.fespsp.org.br/store/file_source/FESPSP/Documentos/Pesquisa/Programa_Encontros_Celso_Furtado.docx