Biblioteconomia e Ciência da Informação

Titulação conferida

Bacharelado

Nota

no mec

Sobre o curso

O curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é um bacharelado com duração de seis semestres que promove formação teórica e aplicada, com forte embasamento técnico e conhecimentos humanísticos. O projeto pedagógico do curso baseia-se em uma integração disciplinar voltada à prática profissional do egresso que pretende trabalhar com a coleta, a organização e o acesso a informações e conhecimentos.

Dispõe de recursos de educação a distância em ambiente virtual de aprendizagem que proporciona uma opção para a complementação das disciplinas, promovendo e impulsionando a competência informacional do aluno para as novas Tecnologias de Informação e Comunicação. A formação é alicerçada em três eixos de formação: Humanista, acadêmico e cultural; Técnico e tecnológico e Organizacional e gerencial.

Com foco na permanente inovação educacional e tecnológica, o ensino tem ênfase no tratamento e na organização da informação e na responsabilidade social do futuro bibliotecário, além de oferecer base sólida que permite ao egresso avançar nos estudos de pós-graduação na própria instituição.

Por que escolher o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação?

O curso possui alguns diferenciais relacionados às metodologias, ações pedagógicas e inovações: formação para o ambiente tradicional (bibliotecas) e novos mercados (digital), parceria com a Biblioteca Universitária e CEDOC – Centro de Documentação da FESPSP, atividades práticas e aplicadas (projetos de extensão), Programa de Mentoria Voluntária (PMV) e outras ações de acolhimento, estágio supervisionado e Coordenação de estágio e mercado de trabalho, com apoio ao desenvolvimento de carreira e sólido relacionamento com egressos e contratantes.

A atualidade e excelência da formação que o curso oferece estão expressas no alto grau de empregabilidade e respeitabilidade alcançados por seus egressos e na demanda de distintos setores do mercado por seus profissionais.

Atividades profissionais que você pode exercer ao se formar em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Os bibliotecários formados na FESPSP são capacitados para a atuação em bibliotecas, unidades, redes, serviços e sistemas de informação das mais diversas instituições públicas e privadas, exercendo atividades de pesquisa, recuperação, análise, organização, tratamento técnico e preservação de recursos informacionais.

Uma bibliotecária ou um bibliotecário processa dados de diferentes naturezas e preserva informações, simplificando os processos e democratizando o acesso ao conhecimento por meio do Mercado informacional, Mercado informacional de tendências e do Mercado existente e não ocupado:

  • Mercado informacional – aquele que atua em bibliotecas públicas, universitárias, escolares, infantojuvenis, centros culturais, arquivos e museus, desenvolvendo atividades de organização, busca e recuperação de informação para o seu usuário;
  • Mercado informacional de tendências – aquele que atua em centros de informação ou documentação de empresas, bancos, bases de dados, sites de conteúdos virtuais com forte apoio e uso de tecnologias de informação já estabilizadas ou emergentes;
  • Mercado existente e não ocupado – aquele que atua em editoras, empresas privadas, provedores de internet, livrarias, startups.

No âmbito desses vários mercados, o(a) bibliotecário(a) pode atuar em diversas atividades profissionais, tais como: serviços de buscas de informação, desenho e alimentação de banco de dados, arquitetura de informação, facilitação da experiência para o usuário e curadoria digital, gestão de portais de conteúdo (internet) e portais de acesso (intranet).

Os profissionais de Biblioteconomia também estão aptos a ocupar postos de gestão e gerência de informações e acervos em associações, museus, organizações não-governamentais, provedores de internet, órgãos públicos ou privados que trabalhem com grande quantidade de informação e/ou que exigem pesquisa e organização de documentos.

Outra vertente profissional que ganha cada vez mais importância é a atividade de mediação à leitura e à informação e a transformação das bibliotecas em espaços de produção de informação e de conhecimento. O desenho de ações de promoção de leitura e de formação de leitores requer um alto grau de cultura e criatividade na formulação de intervenções capazes de motivar o interesse pelas obras, de acordo com as características dos distintos tipos de destinatários.

A ocupação das bibliotecas por parte de suas comunidades exige dos bibliotecários o desenvolvimento de habilidades relacionadas à colaboração, cooperação e compreensão de pessoas, que os capacitem a promover a igualdade de oportunidades no acesso à informação.

Estágios

O Banco de Talentos ajuda a encontrar a melhor oferta para o perfil do candidato, com base em seus interesses e objetivos, em conformidade com as instituições contratantes.

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA O PROCESSO SELETIVO 2025:

Matrícula R$1255,00 com desconto de:
50% de desconto até o dia 31/12/2024 R$ 627,50
30% de desconto até o dia 31/01/2025 R$ 878,50
10% de desconto até o dia 28/02/2025 R$ 1.129,50

Carga Horária

Investimento

R$ 1.255,00

Duração

06 Semestres

Modalidade

Presencial

Período

Matutino: 8h às 11h30
Noturno: 19h às 22h30

Disciplinas

Análise Textual – 36h  A disciplina promove o contato sistemático com materiais escritos, de forma a propiciar condições para a recepção organizada e crítica do texto, bem como provocar discussões sobre temáticas relacionadas ao direito à cidade provocadas por situações discursivas – orais e escritas – que favoreçam a utilização de processos argumentativos coerentes e persuasivos, considerando-se e valorizando-se os preceitos da norma padrão e suas variantes dialetais. Conhecimento Científico, Ética e Pesquisa – 36h  Esta disciplina tem por objetivo apresentar os recursos iniciais para o desenvolvimento de pesquisas de campo interdisciplinar das Ciências Sociais Aplicadas. Para tal, propõe desenvolver a formulação de projetos de pesquisa e orientar, metodologicamente, para a busca de resoluções de problemas com base no pensamento científico e em critérios de cientificidade. Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação – 72h  Estudos dos conceitos fundamentais de Informação, Documentação e Ciência da Informação, considerando suas relações com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Compreensão histórica do campo de Biblioteconomia e Ciência da Informação em âmbitos nacional e internacional, com destaque para a Biblioteconomia paulista. Estudo sobre a formação pedagógica, legislação, entidades de classe e código de ética do bibliotecário. Análise do mercado de trabalho para o profissional bibliotecário, bem como a caracterização de diferentes tipologias de unidades de informação em que este poderá atuar. Introdução às Ciências Sociais Aplicadas – 72h  As CSA é um campo de conhecimento que compreende a relação entre teoria, pesquisa e aplicação na reflexão sobre a resolução de problemas e necessidades sociais, em uma perspectiva interdisciplinar. A disciplina aborda as origens das CSA, dando ênfase à sua construção relacionada com a problematização de questões sociais específicas da cidade de São Paulo, tais como: gestão, políticas públicas, emprego e renda, mobilidade urbana, moradia, acesso à informação, dentre outras. Normalização Documentária aplicada à produção acadêmica e à pesquisa científica  – 46h (36 presenciais + 10 AVA) Aborda a importância da normalização no contexto do desenvolvimento acadêmico e da pesquisa científica. Destaca o contexto da atuação profissional do bibliotecário, no âmbito da realização da pesquisa científica, no que diz respeito à padronização de processos e dados de pesquisa. Apresenta os principais sistemas de normalização: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), American Psychological Association (APA) e Vancouver. Instrui para o uso e para a aplicação das principais normas da ABNT para a área de Informação e Documentação, com enfoque na reflexão crítica para a utilização das convenções estabelecidas. Psicologia aplicada à Biblioteconomia – 72h A disciplina tem como fundamento a integração social e o ensino superior; a construção de identidade, senso de equipe e grupo; papéis e relações interpessoais; liberdades, igualdades, diferenças e necessidades; psicologia social e organizacional; comportamento corporativo; trabalho em grupo e mediação de conflitos; biblioterapia e outras práticas emergentes Seminário de Extensão I -40h Dedica-se a realização de projetos e atividades de pesquisa e extensão voltadas ao relacionamento com a comunidade. Em conformidade com a Resolução CNE/CES no 7 de 18/12/2018. Tecnologia da Informação e Comunicação aplicada à Biblioteconomia e Ciência da Informação – 46h (36 presenciais + 10 AVA) Conceitos relacionados ao uso da tecnologia em diferentes espaços ocupados pelo profissional da informação. Estudos introdutórios sobre hardwaresoftware, sistemas operacionais, redes, dispositivos de armazenamento de dados, segurança da informação, Internet, Intranet, Extranet, Internet das coisas, em diferentes cenários de atuação profissional. Total 1º semestre – 420h 
Fontes de Informação e Pesquisa – 36h Aborda os tipos de fontes de informação, com enfoque nas fontes primárias, secundárias, terciárias, obras de referência, literaturas branca e cinzenta. Trata das entidades como produtoras de informação, e apresenta o contexto das fontes de informação para a inovação com ênfase em patentes. Aborda a Internet como fonte de informação, destacando os indicadores e os critérios para a avaliação da informação on-line. Instrui para o desenvolvimento de estratégias de busca e para a realização de levantamento bibliográfico, bem como para o uso das principais bases de dados de informação científica, bibliotecas digitais e dos principais repositórios institucionais digitais. Reflete criticamente sobre o fenômeno das fake news no contexto da pós-modernidade e discute os conceitos de pós-verdade, desinformação e confiabilidade da informação. História da Produção dos Registros do Conhecimento – 36h  A disciplina se fundamenta na necessidade de introduzir o estudante no conhecimento de um pensamento fundacional para a realização de seus estudos posteriores. Apresenta-se como uma abordagem sintética da história cultural da humanidade, através do estudo do processo evolutivo dos elementos essenciais da comunicação humana: a linguagem escrita e seus diversos suportes, os métodos de conservação dos mesmos e as instituições que os armazenaram ao longo do tempo. Inglês para fins específicos – 72h  A disciplina tem como fundamento o conhecimento da língua inglesa como instrumento para compreensão, análise, identificação e interpretação de pontos-chave de textos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, tradução e interpretação de aspectos da CDD (Classificação Decimal de Dewey), subsídio para a compreensão da Representação Temática e das Linguagens Documentárias, termos descritores do cabeçalho de assuntos da Biblioteca do Congresso Americano (LCSH), capacitando o estudante a lidar com textos escritos em língua inglesa, desenvolvendo e ampliando as habilidades de comunicação e integração profissional à Biblioteconomia e Ciência da Informação. Introdução à Administração de Serviços de Informação – 36h Estudo dos conceitos, origens e consolidação da administração. Caracterização das organizações e seu ambiente. Abordagem histórica do pensamento administrativo. Compreensão crítica da abordagem clássica, humana e comportamental, estruturalista e do desenvolvimento organizacional, bem como das teorias integrativas (sistêmicas e contingenciais) da administração, considerando a sociedade contemporânea. Estudo das perspectivas contemporâneas da administração. Lógica nas Linguagens Documentárias – 72h Introdução à Lógica, argumentação e pensamentos intuitivo e racional. Semântica e sintaxe dos formalismos lógicos tradicionais. Princípios da lógica aplicados à linguagem. Discussão dos conceitos de linguagens naturais e controladas. Proposições simples e compostas. Tabelas-Verdade para proposições compostas.  Propriedade e operações entre conjuntos discursivos. Quantitativos lógicos. Relações lógicas. Distinção entre palavra, termo e conceito. Construção de mapa conceitual. Produção Textual – 36h  A disciplina aborda temas relativos à produção do texto, sua constituição, seus problemas e possibilidades. Combina atividades práticas de redação, com a produção de resenhas, resumos, notas críticas e dissertações, correção dos principais desvios de norma, oferta de possibilidades e alternativas para os diferentes níveis de linguagem e desenvolve os seguintes temas: modalidades discursivas (organização e constituição das ideias do texto); estruturação das modalidades discursivas (constituição do parágrafo); formalidades do discurso acadêmico (mecanismos léxico-gramaticais da produção escrita); coesão e coerência na constituição do texto; retextualização (alternâncias de modalidades discursivas: do formal para o espontâneo e coloquial; do referencial jornalístico e científico para o artístico e vice-versa); características dos discursos oral e escrito;  oralidade e letramento. Representação Descritiva I – 72h  Caracterização da Representação Descritiva e da Catalogação no contexto da organização e da representação da informação e do conhecimento. Apresentação da história da catalogação, com ênfase aos séculos XX e XXI, destacando aspectos presentes no ensino da disciplina em São Paulo, a partir da criação do curso de Biblioteconomia na FESPSP. Estudo dos princípios que fundamentam a área e seus desdobramentos. Elaboração de catálogos de acordo com os códigos vigentes. Ressalta o papel do campo da representação nos processos de preservação dos acervos e suas memórias. Articulação com as disciplinas: História da Produção dos Registros do Conhecimento, Inglês para Fins Específicos e Lógica nas Linguagens Documentárias. Seminário de Extensão II – 40h Dedica-se a realização de projetos e atividades de pesquisa e extensão voltadas ao relacionamento com a comunidade. Em conformidade com a Resolução CNE/CES no 7 de 18/12/2018. Total 2º semestre – 400h 
Comunicação, Culturas e Diversidade – 72h (60h teórica + 12h prática) Estudo dos sistemas e processos comunicacionais do século XX, com ênfase nos períodos após a segunda guerra mundial, e das extensões e influências na constituição da biblioteconomia contemporânea. Serviços de informação; tecnologias de informação e usuário, revisitados sob as perspectivas da comunicação (perspectivas informacional, crítica e cultural). Aproximações dos conceitos de indústria cultural e cultura de massa; e o reconhecimento do lugar do sujeito nos contextos de produção cultural. Parte prática: “Novas configurações da biblioteca e os atuais desafios comunicativos democráticos”. Análise de espaços e práticas de bibliotecários na cidade de São Paulo, passado e presente, visitas técnicas, observação participante e pesquisa bibliográfica. Gestão de Serviços de Informação – 72h (60h teórica + 12h prática) Gestão aplicada aos Serviços de Informação com ênfase em Gestão da Qualidade, incluindo qualidade no atendimento, abordagem por processo e indicadores. Gestão de recursos incluindo gestão de pessoas, gestão financeira e planejamento & controle. Atuação do bibliotecário como gestor. Princípios da Gestão da Inovação aplicada aos Serviços de Informação. Parte Prática: Atividade: “Enxergando a gestão”. Representação Descritiva II – 72h Estudo teórico e prático da Representação Descritiva no ambiente digital. Tendências da catalogação e dos catálogos e suas relações com a recuperação da informação na web. Tipologias de metadados com ênfase nos metadados descritivos. Criação de registros em sistemas automatizados de informação, importação de registros e trabalho em rede. Catálogos bibliográficos, catálogos de autoridade digitais e recuperação da informação. Articulação com as disciplinas: Representação Temática I e Representação Temática II Representação Temática I: Indexação e resumos – 72h Estudo teórico-prático das técnicas de indexação e resumos, a fim de capacitar o estudante a indexar documentos textuais e imagens e elaborar resumos documentários. No âmbito da representação temática, aborda a indexação nos sistemas de organização e representação do conhecimento (SORC). Demonstra as etapas e os princípios da indexação, enfatizando a prática da análise documentária, mediante realização de leitura, síntese e resumo de conteúdos documentários. Ensina diretrizes de uma política de indexação. Explora os diferentes tipos de resumos e seus métodos de elaboração. Articulação com as disciplinas: Representação Descritiva II e Representação Temática II. Representação Temática II: Sistemas de classificação – 72h  Apresentação teórica e prática das linguagens documentárias pré-coordenadas, especificamente, dos sistemas de classificação documentários (Classificação Decimal de Dewey – CDD e Classificação Decimal Universal – CDU). Estímulo ao senso crítico dos estudantes para que compreendam a função (e os limites) desses instrumentos nas práticas documentárias de sistemas de organização e representação do conhecimento (SORC). Articulação com as disciplinas: Representação Descritiva II e Representação Temática I. Seminário de Extensão III- 50h  Dedica-se a realização de projetos e atividades de pesquisa e extensão voltadas ao relacionamento com a comunidade. Em conformidade com a Resolução CNE/CES no 7 de 18/12/2018 Total: 3º semestre – 410h
Estágio Supervisionado Curricular – 160h Vinculado à disciplina Planejamento de Serviços de Informação e entrega do Relatório de Estágio Supervisionado Metodologia da Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação – 46h (36h presenciais + 10h AVA) A disciplina visa apresentar o contexto da pesquisa em Ciência da Informação, com enfoque na responsabilidade social dessa ciência e no seu caráter interdisciplinar. A partir das temáticas de pesquisa próprias da Biblioteconomia e Ciência da Informação, no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, se discutirão os métodos e técnicas de pesquisa, tendo por direcionadoras as problemáticas informacionais presentes na cidade de São Paulo. Nesse contexto se construirá o projeto de pesquisa de base ou aplicada, que servirá para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso em semestre posterior. Planejamento de Serviços de Informação – 72h (60h teórica + 12h prática) Análise, organização e planejamento de Ambientes e Serviços de Informação em relação as comunidades e ao público-alvo atendidos nesses espaços, com ênfase nas questões sociais desses sujeitos e nos aspectos de acesso e de apropriação de informação. Funções administrativas. Dimensionamento físico de espaços: arquitetura e design. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para bibliotecas, a partir da abordagem do Design Thinking como um modelo híbrido, disruptivo de ensino que inclui a inovação a metodologia ativa em todo o processo de ensino aprendizagem. A disciplina também apoia e sustenta o Estágio Supervisionado Curricular como prática profissional. Parte Prática: “Planejamento e dimensionamento de espaços físicos”. Projeto Cultural – 72h (60h teórica + 12h prática) Sistema Cultural e o lugar das bibliotecas de acesso público. Informação étnico-racial, questões de classe e das minorias. Direitos à cultura e comunicação. Com foco na cidade de São Paulo, estuda – se os espaços culturais alternativos e de resistência; as políticas públicas da Cultura, em especial, o PMLLLB, e, os indicadores e mapas da cultura, violência e desigualdades sociais. Ação e mediação cultural. Projeto Cultural e as etapas técnicas e metodológicas para elaboração, análise e implantação. Disciplina vinculada aos eixos curriculares de inovação e direito à cidade. Parte Prática: “Planejamento de projeto cultural de bibliotecários”. Recuperação da informação na web aplicada à pesquisa – 46h (36 presenciais + 10 AVA) Estudos sobre a evolução dos mecanismos de busca na web e sua aplicação na pesquisa. Análise e pesquisa a respeito das linguagens de marcação em websites (HTML, XML, Dublin Core, RDF), mecanismos de pesquisa integrada e metabuscadores com foco na recuperação e estruturação da informação na web. Conceitos relacionados a SEO – Search Engine Optimization e Analytics. Representação Temática III: Tesauros e cabeçalhos de assuntos – 72h Elaboração, normalização e uso das linguagens documentárias pós-coordenadas (vocabulário controlado, cabeçalhos de assuntos e tesauro), apoiando-se conceitual e metodologicamente na Documentação, na Linguística e na Terminologia. Elaboração de um tesauro documentário. Novas tendências dos sistemas de organização e representação do Conhecimento (SORC). Articulação com as disciplinas: Representação Temática I e Representação Temática II. Seminário de Extensão IV – 50h  Dedica-se a realização de projetos e atividades de pesquisa e extensão voltadas ao relacionamento com a comunidade. Em conformidade com a Resolução CNE/CES no 7 de 18/12/2018. Sociedade da Informação e Comunicação em Mídias Digitais – 72h Compreensão crítica sobre o conceito de Sociedade da Informação e do Conhecimento à luz da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Reflexão sobre o conceito de Cibercultura e Ciberespaço, bem como a sua evolução e impacto nos processos de colaboração, compartilhamento e apropriação da informação na contemporaneidade. Discussão sobre o uso social das TIC´s, considerando novos modos de relações sociais e de participação política dos diferentes grupos e sujeitos. Demonstração das possibilidades de uso das diferentes mídias e redes sociais pelas unidades de informação para a divulgação de seus produtos e serviços, para a inclusão digital de minorias na cidade de São Paulo, promovendo o direito à cidade, e para o desenvolvimento de ações de letramento informacional e midiático. Total: 4º semestre – 590h
Análise Estatística de Dados – 46h (36h presenciais + 10h AVA) Contempla o estudo dos conceitos básicos da Estatística aplicada à área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, enfatizando conceitos de medidas de tendência central e probabilidade, com o objetivo de desenvolver habilidades de análise, uso e síntese de dados reais, incluindo a realização de pesquisas em Serviços de Informação pelos discentes. Parte Prática: “Estudo de Usuário”, desenvolvido com a disciplina Estudo de Usuários e Gestão de Coleções. Arquitetura e Design de Informação – 46h (36h presenciais + 10h AVA) Na disciplina são apresentados os conceitos iniciais sobre planejamento e desenvolvimento de projetos, que se voltam à arquitetura, interfaces, acessibilidade e usabilidade da informação. Estudos sobre o projeto de mudanças em websites, interfaces de softwares para gestão de informações, acervos digitais ou bibliográficos. Articulação com as disciplinas: Informatização de Serviços de Informação e Modelagem de Bancos de Dados. Estudo de Usuários e Gestão de Coleções – 72h Estudo de usuário realizado na perspectiva da resolução de problemas em Serviços de Informação. Política de desenvolvimento de coleções impressas e digitais. Critérios e processos de seleção e aquisição. As tendências de cooperação e consórcios. Avaliação sistemática do uso e idade das coleções. Bibliometria no desenvolvimento de coleções. Parte Prática: “Estudo de Usuário”, desenvolvido com a disciplina Análise Estatística de Dados. Fundamentos Arquivísticos – 72h Aborda as origens da Arquivologia enquanto Ciência da Informação e suas relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, como a Biblioteconomia, assim como a estreita relação com a área de Preservação e Conservação de Acervos na identificação de suportes e manuseio de documentos (suporte papel). Apresenta os conceitos arquivísticos, propriedades e características dos documentos, assim como políticas eficazes de conservação, preservação, gestão e guarda de documentos, refletindo a importância do arquivo como instrumento de função social. Articulação com as disciplinas: Preservação e Conservação de Acervos e Repositórios Institucionais e Documentos Digitais. Informatização de Serviços de Informação – 36h Estudo da concepção, planejamento, desenvolvimento, implantação de projetos de automação de unidades e serviços de informação. Compreensão sobre a necessidade de aplicação de tecnologias para automação de unidades e serviços de informação (Bibliotecas, Centros de Documentação e Arquivos). Caracterização e reconhecimento das possibilidades de utilização de softwares proprietários, softwares livres e softwares gratuitos para informatização de serviços de informação. Identificação e levantamento de análise de requisitos técnico-funcionais. Experimentação de softwares para informatização de serviços de informação. Articulação com as disciplinas: Arquitetura e Design de Informação e Modelagem de Bancos de Dados. Modelagem de Bancos de Dados – 46h (36 presenciais + 10 AVA) Estudo dos conceitos de metadados, estrutura de bancos de dados e seus sistemas gerenciadores. Princípios de banco de dados relacional e não-relacional. Estudo de modelos e modelagem de dados (Entidade-relacionamento), normalização e estrutura de dados. Introdução a linguagem SQL (Structured Query Language / Linguagem de Consulta Estruturada). Articulação com as disciplinas: Arquitetura e Design de Informação e Informatização de Serviços de Informação. Prática em Pesquisa I – 72h Retomada de pontos significativos em Metodologia da Pesquisa Científica voltados para aplicação. Prática de definição e descrição de um problema e objeto de pesquisa, abordagens e respectivos instrumentos, a partir da temática da Biblioteconomia e Ciência da Informação enquanto Ciência Social Aplicada, e voltados para o enfrentamento de problemas, previamente delimitados, abrangendo situações encontradas na região metropolitana de São Paulo. Estabelecimento de programa de orientação discente e gerenciamento de calendário de atividades de pesquisa aplicada. Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) -50h Vinculado à disciplina Prática em pesquisa I. Horas destinadas a atividades práticas de pesquisa, sob supervisão dos respectivos orientadores do TCC. Seminário de Extensão V – 60h Dedica-se a realização de projetos e atividades de pesquisa e extensão voltadas ao relacionamento com a comunidade. Em conformidade com a Resolução CNE/CES no 7 de 18/12/2018. Total: 5º semestre – 500h
Mediação da Informação, da Leitura e do Aprendizado – 46h (36 presenciais + 10 AVA) Conceito de mediação na perspectiva de Vygotsky. O papel socioeducativo do mediador. Promoção da leitura crítica e do aprendizado como formas de enfrentamento à exclusão social e da valorização de práticas de cidadania. A formação do leitor. A promoção da leitura literária infantil (dos clássicos aos novos formatos). O desenvolvimento de coleções literárias, comunidades leitoras e coletivos ativistas. Desenvolvimento de competências informacionais. Parte Prática: “Elaboração de projeto de mediação de leitura” com base no “Planejamento de projeto cultural de bibliotecários”, desenvolvido em Projeto Cultural (4º semestre). Prática em pesquisa II – 36h Diretrizes para elaboração do trabalho de conclusão de curso, no escopo da pesquisa aplicada e seu acompanhamento, visando a sistematização final dos trabalhos. Voltada à orientação dos estudantes para as etapas de organização de dados coletados, sínteses teóricas e produção narrativa das pesquisas. Preservação e Conservação de Acervos – 72h Através de conceitos básicos sobre preservação e conservação, a disciplina apresenta e aprofunda conhecimentos sobre os materiais que constituem os documentos, para identificação de suporte, análise das condições ambientais, rotinas e práticas de conservação orientadas, como acondicionamento, guarda e cuidados com a saúde, com o uso de EPI´s. A disciplina possibilita ao estudante atuar de forma interdisciplinar no campo da preservação e conservação do patrimônio bibliográfico e documental, em bibliotecas e arquivos. Articulação com a disciplina: Fundamentos Arquivísticos. Repositórios Institucionais e Documentos Digitais – 72h Desenvolver os principais conceitos e atividades de planejamento e implantação de repositórios e bibliotecas digitais com base na filosofia do movimento de acesso livre à informação e do conhecimento científico. São apresentados conceitos iniciais sobre documento digital e a sua importância para os arquivos. Apresentação e análise de tecnologias relacionadas ao GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) e a preservação de documentos digitais. Articulação com a disciplina: Fundamentos Arquivísticos. Seminário de Extensão VI – 60h Dedica-se a realização de projetos e atividades de pesquisa e extensão voltadas ao relacionamento com a comunidade. Em conformidade com a Resolução CNE/CES no 7 de 18/12/2018. Serviço de Referência e Informação – 72h O serviço de referência e informação do presencial ao virtual: origens, conceito, evolução, processos e tendências. O profissional da informação e a relação com os usuários/clientes: competências pessoais e profissionais. O processo de referência. Produtos e serviços de informação: Disseminação Seletiva da Informação, tutoriais, capacitação de usuários internos e externos. Marketing e avaliação no serviço de informação. Tendências contemporâneas no Serviço de Referência. Parte Prática: Dramatização e estudos de caso, a partir dos tópicos levantados na disciplina, servindo de apoio à avaliação. Temas Emergentes em Biblioteconomia e Ciência da Informação – 72h Aborda temas contemporâneos e emergentes da área, com o objetivo de desenvolver a capacidade do estudante para sua compreensão e seus impactos para a sociedade e organizações. Novas áreas de atuação do bibliotecário fora do ambiente tradicional. Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Inovação e Empreendedorismo e modalidades de contratação do bibliotecário, entre outros temas. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 50h Vinculado à disciplina Prática em Pesquisa II. Horas destinadas a atividades práticas de pesquisa e elaboração de dissertação, sob supervisão dos respectivos orientadores do TCC.   Total: 6º semestre – 480h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (1º AO 6º SEMESTRE) – 100h DISCIPLINA OPTATIVA INTRODUÇÃO A LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) – 36h

Docentes

Adriana Domingues Torello

Mestre em Ciência da Informação pela USP

Adriana Maria de Souza

Mestra em Ciência da Informação pela USP

Angela Halen Claro Franco

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP

Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli

Doutora em Ciência da Informação pela USP

José Mário de Oliveira Mendes

Doutor em Ciência da Informação pela USP

Wanderson Scapechi

Mestre em Ciência da Informação pela USP

Wellington Ferreira Rodrigues

Especialista em Gestão em Web pelo SENAC

Winderson Jesus Gomes

Especialista em Gestão Arquivística pela FESPSP

Coordenador(a)

Valéria Martin Valls

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP

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FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado em 2001 pelo Ministério da Educação para financiar mensalidades em faculdades particulares. O MEC seleciona as instituições que podem oferecer o FIES e também define o número de vagas.O FIES beneficia estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita (por pessoa da casa).

Também é preciso ter participado do ENEM a partir de 2010, conseguido pelo menos 450 pontos e não ter zerado na redação. Não é necessário estar matriculado para solicitar o FIES, ele pode ser usado tanto por alunos da graduação já matriculados em qualquer semestre como por novos alunos.

Você pode primeiro pedir o financiamento e depois se matricular. Para o primeiro passo, acesse fies.mec.gov.br, clique em Minha Inscrição e em Fazer Cadastro. Depois de preencher as informações, você recebe instruções sobre os documentos que deve levar para a Secretaria e completar sua inscrição.

REABERTURA DE MATRÍCULA

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

PROVA AGENDADA

Durante o nosso processo seletivo, você poderá escolher o dia e horário para realização de sua prova agendada presencial ou online. Essa opção está disponível no momento da inscrição. Caso não esteja, o nosso Relacionamento entrará em contato com você assim que tivermos novas datas de prova.

SEGUNDA GRADUAÇÃO

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

TRANSFERÊNCIA

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

Enem

Você pode usar a sua nota do ENEM para começar a sua graduação na FESPSP! Se você tirou mais de 500 na prova do ENEM realizada nos últimos 5 anos, você já está automaticamente aprovado em nosso processo seletivo. Inscreva-se em:

ANÁLISE DO CURRÍCULO

É necessário se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail da coordenação do curso, que será enviado para você após a inscrição.

CONVERSAR COM A COORDENAÇÃO

O processo seletivo para ingressar na sua pós-graduação na FESPSP é uma conversa com o coordenador do curso.

No momento da inscrição, você poderá escolher uma das datas disponíveis para participar de uma conversa coletiva, com a presença de outros inscritos, em que o coordenador apresenta o curso, se apresenta e a partir desse bate-papo entende se essa é a pós ideal para você cursar neste momento, atendendo os seus objetivos profissionais e pessoais.