Gestão Arquivística de Informação e Dados

Titulação conferida

Especialização

Sobre o curso

Com o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Arquivística de Informação e Dados você terá uma visão aplicável dos temas a serem sempre considerados na gestão documental e dos serviços de informação, como arquivos e bibliotecas, tanto em organizações tradicionais como nas digitais, públicas ou privadas. Você passará a ver uma organização corporativa ou institucional como um sistema social aberto, baseado na circulação, uso e no registro de dados, informação e conhecimento.

Compreenda a natureza dos registros em formato eletrônico, incluindo as funções de várias mídias de armazenamento, a natureza da dependência do sistema e o efeito na integridade dos registros ao longo do tempo. Comunique-se e defina requisitos, funções e responsabilidades relacionadas a arquivos digitais para uma variedade de parceiros e públicos. Com o curso você poderá formular estratégias e táticas para avaliar, descrever, gerenciar, organizar e preservar arquivos digitais.

Saiba como integrar tecnologias, ferramentas, software e mídias nas funções existentes para avaliar, capturar, preservar e fornecer acesso a coleções e fundos digitais. Organize, armazene e recupere originais e acesse cópias de arquivos digitais. Assim, você consegue fornecer uma organização confiável e serviços para comunidades e sociedade nas redes.

Realizado desde 2003

Atualização pedagógica: 2021

Profissionais de arquivo, de centros de documentação, de museus, de empresas que possuem gestão do conhecimento, documentalistas, restauradores de documentos, museólogos, bibliotecários e arquivistas.   Inscreva-se aqui.
Além da necessidade informacional e de gestão de tomada de decisão, os conteúdos e os arquivos cumprem com o seu papel fundamental de comprovar a existência dos fatos. É necessário que seus conteúdos digitais e documentos sejam organizados e preservados por meio de gestão da informação organizacional, realizada com métodos específicos da gestão administrativa, da arquivologia e da Ciência da Informação. Hoje, a gestão de informação organizacional considera uma série de plataformas e sistemas que devem dar forma às informações das atividades e decisões corporativas. Para isso, o curso prepara o profissional para:
  • Realizar avaliações de risco periódicas de risco de segurança da informação associado às informações da agência e aos sistemas de informação;
  • Criar de políticas e procedimentos para a gestão da informação organizacional, presente em documentos e sistemas informacionais;
  • Abordar a segurança da informação em todo o ciclo de vida de cada sistema de informação e garantir a conformidade com os requisitos de normas internacionais;
  • Desenvolver planos em nível de organização e definição de padrões ou modelos para planos subordinados para fornecer autenticidade de informações, adequada para redes, instalações e sistemas de informação;
  • Treinar equipes que gerenciam ou usam sistemas de informação;
  • Fornecimento de treinamento de conscientização de segurança para funcionários e contratados que gerenciam ou usam sistemas de informação;
  • Conduzir testes e avaliações periódicas da eficácia das políticas, procedimentos e práticas de segurança da informação;
  • Desenvolver  processos para planejar, implementar, avaliar e documentar ações corretivas para abordar deficiências nas políticas, procedimentos e práticas de segurança da informação;
  • Desenvolver e implementar procedimentos para detectar, relatar e responder a incidentes de segurança;
  Inscreva-se aqui.

Carga Horária

360 horas

Investimento

18 parcelas de R$ 1.160,00

Duração

03 Semestres

Modalidade

Presencial

Período

Noturno De terças e quintas, das 19h às 22h30.

Disciplinas

A valorização da Gestão de Projetos na educação e nas organizações. Plano de Projeto pelo Project Model Canvas. Modelos de gerenciamento de projetos: PMP, SCRUM. Conceitos e estrutura analítica de projeto pelo PMP e Agile. A abordagem Design Thinking em  projeto. Design Sprint.
Panorama conceitual da gestão da informação e do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. Papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas organizações, tratando de aspectos relacionados à Gestão da Inovação.
Gestão e segurança da informação aplicadas aos processos de comunicação mediados por sistemas e computadores em redes colaborativas. Atuação gerencial visando a segurança da informação, garantindo maior capacidade de interatividade entre organização, serviço e cliente/usuário. Durabilidade dos múltiplos suportes com os registros informacionais. Preservação da informação com base em aspectos da administração e da gestão da informação e no diálogo com as tecnologias de informação. Programas e projetos para o planejamento de preservação: ações técnicas e políticas. Certificação de confiabilidade e integridade do conteúdo.
Tópicos do Direito para profissionais da informação. Traz um alinhamento básico de conteúdos capazes de orientar o cursista a agir e trabalhar com padrões de segurança jurídica.
História dos Arquivos: diálogos com a sociedade e o poder. Definição do profissional de arquivo. Construção da Arquivística enquanto área de conhecimento. Aspectos multidisciplinares da Arquivística: debates com a História, Administração, Direito, Ciência da Informação e as tecnologias. Conceitos e fundamentos da Arquivística: documento, informação e dados.  Abordagens teóricas custodiais e pós-custodiais – escolas clássica, cultural, integrada, pós-moderna e diplomática contemporânea. Gestão, cultura organizacional e arquivos na administração pública e privada. Impactos dos fenômenos da Sociedade da Informação nos arquivos. Impactos das Tecnologias da Informação nos arquivos. Abordagens atuais sobre a produção das informações em ambientes complexos.
Perspectivas contemporâneas sobre a produção das informações em ambientes complexos. Conceitos gerais de Administração Pública e Privada no contexto institucional. Fundamentação legal: LAI e LGPD. Diplomática contemporânea e análise documental. Identificação e atribuição de valores aos documentos arquivísticos. Desenvolvimento de metodologias.
Princípios teóricos de classificação e avaliação de documentos. Contextos, processos e produtores de documentos arquivísticos. Estudo de funções e atividades dos órgãos produtores de documentos. Suportes, formatos e tipologias documentais. Metodologias de levantamento da produção documental. Desenvolvimento de política arquivística. Instrumentos legais e técnico-científicos da avaliação. Modelos de tabelas de temporalidade e normas de protocolo.
Gerenciamento, tratamento técnico e preservação de documentos digitais, registros escritos, sonoros e audiovisuais. Migração de outros suportes para formato digital. Preservação, tipos de arquivamento, acondicionamento e manuseio. Acervos especiais, compreendidos como aqueles objetos/documentos cuja mensagem não textual requer algum tipo de interpretação e que apresentam grande diversidade de suportes, formatos e leituras. Aprimoramento do olhar crítico do cursista para analisar sua realidade, participar da elaboração de diagnósticos e decisões básicas de preservação no cotidiano de um arquivo.
Informação, arquivo, documento, documento eletrônico e documento digital: definição, conteúdo, estrutura e contexto. Diplomática Arquivística Contemporânea. Características dos documentos digitais. Gestão arquivística de documentos digitais: planejamento, implantação, procedimentos e operações técnicas do modelo E-Arq. Avaliação, uso e desenvolvimento de sistemas de acesso. Identificação e aplicação de soluções tecnológicas apropriadas. Implantação, gestão e monitoramento.
Fundamentos teóricos e metodológicos de arranjo arquivístico. Metodologias de descrição. Elaboração de instrumentos de pesquisa e seus tipos. Políticas de descrição arquivística. Particularidades dos arquivos permanentes (históricos). Normas e padrões de descrição de documentos. Desenvolvimento de projetos de difusão cultural. Uso das tecnologias da informação e comunicação na difusão da informação arquivística.
Conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo o acesso e a interpretação de documentos digitais pelo tempo necessário.Modelos OAIS, RDC-Arq e Entorno Digital do Arquivo.
Fluxos de trabalho em unidades de informação: a elaboração de manuais, formulários e relatórios. Gestão estratégica de unidades de informação. Alinhamento organizacional e ao modelo de negócios. Seminários com gestores que atuam em instituições: arquivos, bibliotecas, centros culturais, de memória e documentação, e em arquivos pessoais. Fundamentação legal: Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados.
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência parcial para obtenção do título de especialista e pode ser realizado em até um semestre após a conclusão da totalidade do programa do curso. As cinco orientações e o semestre suplementar para desenvolvimento desta etapa não acarretam nenhum ônus financeiro para o discente desde que sejam cumpridos os prazos regulamentares do calendário acadêmico em andamento. O TCC pode ser realizado em quatro diferentes modalidades, quais sejam: 1) monografia; 2) artigo científico; 3) projeto de pesquisa científico e; 4) projeto de pesquisa aplicado. Mais informações podem ser obtidas nos manuais e regulamentos de TCC no menu Documentos, disposto na sessão de informações do curso, bem como na área do aluno depois que esse venha a ser admito no processo seletivo.

Coordenador(a)

Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2016), Especialista em Bens Culturais: Economia e Gestão pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (MBA - EESP-FGV, 2009). Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP, 1993).

Formas de Ingresso

Modalidade de seleção 1

É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso.

 

Modalidade de seleção 2 (análise de currículo)

É necessário se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenado do curso:

Após submissão da admissão em uma das modalidades, aguarde comunicado oficial da aprovação pela coordenação ou representante da instituição.

Você tem alguma dúvida sobre o curso?

Tem interesse no curso? Preencha o formulário no botão abaixo.

Tenho interesse em mais informações sobre o curso?

CONVÊNIOS

A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições.

Para solicitações de novos convênios, escreva para: [email protected]

A FESPSP TEM BOLSAS DE ESTUDOS NA MODALIDADE SOCIOECONÔMICA

Não há editais abertos neste momento, mas em breve teremos novidades.

Para receber mais informações assim que o edital for publicado, preencha o formulário e deixe o seu contato:

EM BREVE A FESPSP TERÁ VAGAS DE PROUNI

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), nos cursos de graduação na FESPSP.

O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.

ASSIM QUE AS INSCRIÇÕES ESTIVEREM ABERTAS, ENTRAREMOS EM CONTATO PARA TE AVISAR. DEIXE AQUI OS SEU CONTATO:

CONHEÇA OS DESCONTOS ESPECIAIS PARA QUEM FIZER A MATRÍCULA ANTECIPADA

Quem fizer a matrícula até o dia 10/01/2025 tem 50% de desconto no 1º semestre de 2025

Quem fizer a matrícula até o dia 10/02/2025 tem 30% de desconto no 1º semestre de 2025

Quem fizer a matrícula até o dia 10/03/2025 tem 10% de desconto no 1º semestre de 2025

ESSES DESCONTOS SÃO POR TEMPO LIMITADO!

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EXCLUSIVO!

ANÁLISE DO CURRÍCULO

É necessário se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail da coordenação do curso, que será enviado para você após a inscrição.

CONVERSAR COM A COORDENAÇÃO

O processo seletivo para ingressar na sua pós-graduação na FESPSP é uma conversa com o coordenador do curso.

No momento da inscrição, você poderá escolher uma das datas disponíveis para participar de uma conversa coletiva, com a presença de outros inscritos, em que o coordenador apresenta o curso, se apresenta e a partir desse bate-papo entende se essa é a pós ideal para você cursar neste momento, atendendo os seus objetivos profissionais e pessoais.

PROVA AGENDADA

Durante o nosso processo seletivo, você poderá escolher o dia e horário para realização de sua prova agendada presencial ou online. Essa opção está disponível no momento da inscrição. Caso não esteja, o nosso Relacionamento entrará em contato com você assim que tivermos novas datas de prova.

TRANSFERÊNCIA

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

SEGUNDA GRADUAÇÃO

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

REABERTURA DE MATRÍCULA

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado em 2001 pelo Ministério da Educação para financiar mensalidades em faculdades particulares. O MEC seleciona as instituições que podem oferecer o FIES e também define o número de vagas.O FIES beneficia estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita (por pessoa da casa).

Também é preciso ter participado do ENEM a partir de 2010, conseguido pelo menos 450 pontos e não ter zerado na redação. Não é necessário estar matriculado para solicitar o FIES, ele pode ser usado tanto por alunos da graduação já matriculados em qualquer semestre como por novos alunos.

Você pode primeiro pedir o financiamento e depois se matricular. Para o primeiro passo, acesse fies.mec.gov.br, clique em Minha Inscrição e em Fazer Cadastro. Depois de preencher as informações, você recebe instruções sobre os documentos que deve levar para a Secretaria e completar sua inscrição.

Enem

Você pode usar a sua nota do ENEM para começar a sua graduação na FESPSP! Se você tirou mais de 500 na prova do ENEM realizada nos últimos 5 anos, você já está automaticamente aprovado em nosso processo seletivo. Inscreva-se em: