Mídia, Política e Sociedade

Titulação conferida

Especialista

Sobre o curso

As sociedades contemporâneas têm sofrido radicais transformações nas últimas décadas a partir da digitalização das esferas da vida com a chegada da internet. Algo que impacta a sociabilidade e os processos comunicacionais como um todo. Desse modo, o curso de especialização Mídia, Política e Sociedade busca compreender a complexificação dessas transformações em suas diferentes, porém articuladas, dimensões: social, política, cultural, econômica e digital.

Para isso, e compreendendo a complexidade dessa tarefa, a escolha das disciplinas pretendeu abarcar diversas perspectivas e recortes para analisar essa nova realidade social, compondo uma visão ampliada e holística. Além das três áreas das Ciências Sociais (Sociologia, Política e Antropologia), o curso conta com os fundamentos e ferramentas conceituais e práticas do campo da comunicação, dialogando de maneira relacionada, além de noções dos campos jurídico, econômico e do marketing.

Realizado desde 2014

O curso tem como público central professores da educação básica; jornalistas e profissionais da comunicação; ativistas; integrantes de ONGs e instituições sociais, bem como de movimentos sociais e organizações governamentais; assessores políticos, pesquisadores da área de mídia; empreendedores nas áreas de mídia; e interessados em geral em entender as dinâmicas culturais, sociais e políticas da mídia e suas implicações.   Inscreva-se aqui.
O curso Mídia, Política e Sociedade pretende trazer uma visão ampliada de compreensão da realidade atual a partir da perspectiva das Ciências Sociais e campos correlacionados, de forma reflexiva e crítica. Após a formação, o (a) aluno (a) estará habilitado(a) para entender o campo midiático a partir de concepções aprofundadas e inovadoras o que o capacitará para aprimorar sua atuação no mercado de trabalho, no meio acadêmico e/ou na construção de projetos comunicacionais e sociais. Buscamos enfatizar o desenvolvimento do olhar analítico sobre a mídia à medida que abarcam a atuação coletiva da sociedade civil em ambiente digital, a impressão de novos códigos, sentidos e particularidades culturais, bem como a transformação realizada na comunicação, que também expressam as relações sociais e de poder a partir da interatividade e seus diferentes impactos sociais. Os pontos mencionados estão articulados e funcionando no contexto de uma determinada forma de governo, a democracia, que ganha novos contornos a serem compreendidos.   Inscreva-se aqui.

Carga Horária

372

Investimento

18 parcelas de R$ 1.160,00

Duração

03 Semestres

Modalidade

Presencial

Período

Noturno Terças e quintas das 19h às 22h30

Disciplinas

A disciplina promoverá a compreensão do impacto das redes digitais nas formas de participação política e a relação com a cidadania. Para tanto, serão analisadas as transformações tecnológicas nas sociedades contemporâneas, considerando a cultura digital e a constituição da sociedade em rede, os efeitos da comunicação digital e da ampliação da conexão entre os sujeitos sociais. Com as alterações na esfera pública e nas relações de poder, serão avaliadas as tensões presentes em um mundo conectado, com a presença de diferentes grupos, de variados matizes, atuando digitalmente e como esses estão influenciando a política dentro e fora das redes. Além de identificar os usos da internet e redes sociais para deliberação, ativismo, articulação social e influência.
A disciplina se propõe a refletir sobre os sistemas de mídia em operação no Brasil, desde a radiodifusão de massa até o atual modelo baseado em plataformas digitais, e os impactos gerados pelo intenso cenário de digitalização no capitalismo contemporâneo. Serão debatidas as diferentes perspectivas teóricas a respeito do fenômeno comunicacional na interface com as dinâmicas políticas, econômicas, culturais e sociais, bem como os instrumentos jurídicos e regulatórios que estruturam as regras de funcionamento do sistema de comunicação. Debates importantes estarão presentes como o da liberdade de expressão e do direito à comunicação; a privacidade dos dados, a desinformação, os algoritmos e as aplicações de inteligência artificial (IAs), além da governança da internet.
Nessa disciplina estudaremos o comportamento político, entendendo-o como a manifestação de identidades e imaginários coletivos que se amparam em valores e percepções políticas. As diferentes manifestações do comportamento político serão analisadas pela atuação de sujeitos políticos em um contexto de transformação dos meios de comunicação e de emergência das redes digitais. O campo da comunicação em sua intersubjetividade e característica sociotécnica acaba se constituindo como um dos principais palcos de disputas de poder hegemônico na contemporaneidade. E as eleições são um momento singular dessas disputas, portanto, também estudaremos diferentes campanhas eleitorais focando nas singularidades de cada dispositivo midiático, mas sem perder o elemento da convergência que caracteriza nosso ecossistema midiático.
O objetivo nesta disciplina é apresentar e debater as características das instituições políticas brasileiras, suas divisões e níveis de poder, analisando o funcionamento e as regras do jogo que influenciam nas decisões e estratégias dos atores políticos. Também contempla desenvolver a compreensão sobre os regimes democráticos representativos, abordando a atual configuração multipartidária no contexto do sistema partidário e a dinâmica eleitoral do país em sua particularidade.
Esta disciplina tem como objetivo conceituar historicamente e apresentar as transformações do que se entende por opinião pública brasileira. Para tanto, pretende-se expor, analisar e debater a opinião pública no contexto democrático em suas dimensões atuais: mídia de referência, pesquisas de opinião e redes sociais na composição e transformação da esfera pública moderna até a interconectada. Deste modo, pretende-se compreender as formas de produção, os elementos da opinião pública e sua relação com o campo político brasileiro
A antropologia em atuação no campo das mídias é uma disciplina que considera os espaços comunicacionais como condição de interação social na contemporaneidade. Abordaremos a compreensão e as práticas comunicacionais nos dispositivos midiáticos que configuram valores, grupos, condutas, comportamentos, comunicação, imagens, deslocamentos e as interfaces das imagens que circulam de forma material e simbólica em redes sociais.
O capitalismo contemporâneo é caracterizado pelo processo de financeirização da economia e pela atuação das mega gigantes de tecnologia. Essa conformação tem impactos na produção e estruturação da mídia e, portanto, de toda a sociedade. Compreender a dinâmica da economia do nosso século é fundamental para os profissionais interessados nos novos modelos de comunicação. Articular o conhecimento capaz de instrumentalizar para uma análise aprofundada do processo econômico e das chamadas TICs (tecnologia da informação e comunicação).
A disciplina parte do diagnóstico da transição das atividades de comunicação da era industrial para a era da sociedade tecnológica e informacional e analisa as transformações das condições técnicas, materiais e métodos abordando as novas fronteiras de atuação dessas atividades. Serão estudados casos nacionais e internacionais da revolução pela qual passa a indústria e a economia da informação e as perspectivas, oportunidades de atuação e empreendedorismo no cenário multimídia do século XXI. A disciplina também apresentará as principais técnicas de empreendedorismo na área da mídia com o objetivo de exercitar a criação, teste e avaliação de novos projetos.
Procuraremos analisar o marketing atualmente e abordar os aspectos fundamentais para as estratégias de comunicação que ampliem a visibilidade de marcas, campanhas políticas ou causas e ações sociais. Nesse contexto, as mídias sociais ganharão especial atenção, pois buscaremos compreender as etapas de planejamento e as técnicas de criação, implementação e gestão de atividades importantes para a presença digital de empresas, instituições, partidos políticos e organizações não-governamentais. O monitoramento de redes sociais em diferentes plataformas digitais e as ferramentas necessárias para isso também serão contemplados na disciplina, possibilitando identificar as tendências da conversação nas redes por meio do mapeamento de assuntos e percepção dos usuários.
A avaliação dos alunos será realizada por meio da entrega de exercícios ao longo do curso a partir das necessidades de cada disciplina; um trabalho individual ao final de cada disciplina (privilegiando a modalidade estudo de caso); além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final do cumprimento de todos os módulos formativos. O TCC deverá ter a mídia como elemento constitutivo, sendo este o próprio objeto de pesquisa, ou ainda será possível fazer uso da internet na elaboração e/ou execução da análise. Dentre as modalidades de TCC aceitos, serão aceitos: projeto de pesquisa científica; projeto de pesquisa aplicada (capstone); artigo científico; artigo aplicado; e monografia. Suas diferenças e peculiaridades estão detalhadas no Manual de TCC da FESPSP. No que se refere ao projeto prático aplicado, poderá ser elaborado em grupo de alunos, que conduzirão pesquisas e produzirão análises, a fim de abordar uma questão prática de relevância para o campo em que a pós Mídia, Política e Sociedade se insere, aliando teoria e empiria. Tanto no final de cada disciplina, quanto no TCC é exigido que o aluno atinja no mínimo a nota 7,0 (sete). Soma-se a isso a necessidade da frequência mínima em cada disciplina de 75% das aulas ministradas.

Coordenador(a)

Desirèe Luíse Lopes Conceição

Mestrado em Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais.

Formas de Ingresso

Modalidade de seleção 1

É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso.

  • Em breve

Modalidade de seleção 2 (análise de currículo)

É necessário se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail da coordenadora do curso: [email protected]

Após submissão da admissão em uma das modalidades, aguarde comunicado oficial da aprovação pela coordenação ou representante da instituição.

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CONVÊNIOS

A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições.

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A FESPSP TEM BOLSAS DE ESTUDOS NA MODALIDADE SOCIOECONÔMICA

Não há editais abertos neste momento, mas em breve teremos novidades.

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EM BREVE A FESPSP TERÁ VAGAS DE PROUNI

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), nos cursos de graduação na FESPSP.

O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.

ASSIM QUE AS INSCRIÇÕES ESTIVEREM ABERTAS, ENTRAREMOS EM CONTATO PARA TE AVISAR. DEIXE AQUI OS SEU CONTATO:

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Quem fizer a matrícula até o dia 10/01/2025 tem 50% de desconto no 1º semestre de 2025

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ANÁLISE DO CURRÍCULO

É necessário se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail da coordenação do curso, que será enviado para você após a inscrição.

CONVERSAR COM A COORDENAÇÃO

O processo seletivo para ingressar na sua pós-graduação na FESPSP é uma conversa com o coordenador do curso.

No momento da inscrição, você poderá escolher uma das datas disponíveis para participar de uma conversa coletiva, com a presença de outros inscritos, em que o coordenador apresenta o curso, se apresenta e a partir desse bate-papo entende se essa é a pós ideal para você cursar neste momento, atendendo os seus objetivos profissionais e pessoais.

PROVA AGENDADA

Durante o nosso processo seletivo, você poderá escolher o dia e horário para realização de sua prova agendada presencial ou online. Essa opção está disponível no momento da inscrição. Caso não esteja, o nosso Relacionamento entrará em contato com você assim que tivermos novas datas de prova.

TRANSFERÊNCIA

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

SEGUNDA GRADUAÇÃO

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

REABERTURA DE MATRÍCULA

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado em 2001 pelo Ministério da Educação para financiar mensalidades em faculdades particulares. O MEC seleciona as instituições que podem oferecer o FIES e também define o número de vagas.O FIES beneficia estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita (por pessoa da casa).

Também é preciso ter participado do ENEM a partir de 2010, conseguido pelo menos 450 pontos e não ter zerado na redação. Não é necessário estar matriculado para solicitar o FIES, ele pode ser usado tanto por alunos da graduação já matriculados em qualquer semestre como por novos alunos.

Você pode primeiro pedir o financiamento e depois se matricular. Para o primeiro passo, acesse fies.mec.gov.br, clique em Minha Inscrição e em Fazer Cadastro. Depois de preencher as informações, você recebe instruções sobre os documentos que deve levar para a Secretaria e completar sua inscrição.

Enem

Você pode usar a sua nota do ENEM para começar a sua graduação na FESPSP! Se você tirou mais de 500 na prova do ENEM realizada nos últimos 5 anos, você já está automaticamente aprovado em nosso processo seletivo. Inscreva-se em: