Museologia: Preservação, Gestão e Difusão

Titulação conferida

Especialização

Sobre o curso

A pós-graduação Museologia: preservação, gestão e difusão oferece uma formação teórica e prática, abordando os conceitos fundamentais da museologia de forma aplicável aos diversos contextos das instituições. Tem por meta capacitar o estudante para um olhar amplo e crítico, desenvolvendo as habilidades necessárias para que possa participar efetivamente do gerenciamento institucional, das equipes técnicas de documentação e conservação, bem como dos processos de exposição e promoção, da consulta e pesquisa, nas diversas formas de acesso ao público, em ambiente analógico ou digital. Nossa missão é formar bons profissionais no trato responsável com o patrimônio cultural.

A que público se destina

O público-alvo do curso são profissionais com graduação de nível superior que atuam ou que pretendem atuar em áreas relacionadas a gestão de acervos, arquivos físicos ou digitais, centros de documentação, patrimônio documental e memória, gerenciamento de patrimônio cultual e de gestão do conhecimento.

Objetivos e processo de aprendizagem

O campo do tratamento especializado de patrimônio documental, cultural e acervos em geral tem crescido consideravelmente. Na mesma proporção, tem crescido o índice de empregabilidade e a busca de profissionais gabaritados para esse ofício.

A pós-graduação Museologia: preservação, gestão e difusão oferece uma formação sólida no preparo de bons profissionais, fundamentados teoricamente e aptos ao trabalho cotidiano das instituições.

Realizado desde 2024

Carga Horária

360 horas

Investimento

18 parcelas de R$ 690,00

Duração

03 Semestres

Modalidade

Online

Período

Noturno Terças e Quintas, das 19h às 22h30

Disciplinas

  1. Gestão de Projetos (32 horas)
A valorização da Gestão de Projetos na educação e nas organizações. O Plano de Projeto pelo Project Model Canvas. Modelos para gerenciamento de projetos: PMP, SCRUM. Conceitos e estrutura analítica do projeto pelo PMP. Agile e abordagem Design Thinking no projeto. Design Sprint.
  1. Gestão da Preservação e da Segurança da Informação (32 horas)
Conceitos e ferramentas de Gestão e Segurança da Informação aplicadas aos processos de comunicação mediados por sistemas e computadores em redes colaborativas. Atuação gerencial visando à segurança da informação, garantindo maior capacidade de interatividade com a organização, o serviço e o cliente. Durabilidade dos múltiplos suportes com os registros informacionais. Preservação da informação contempla aspectos da administração e da gestão da informação e dialoga com as tecnologias de informação. Programas e projetos de planejamento de preservação: ações técnicas e políticas. Certificação de confiabilidade e integridade do conteúdo.
  1. Disciplina-chave Museologia: preservação, gestão e difusão I (12 horas)
Documentos que parametrizam as ações nas áreas museológica, arquivística e biblioteconômica. Histórico da constituição das coleções e suas especificidades em termos de gestão. Fundamentos da representatividade social das coleções trazendo à tona um debate atual sobre a interdisciplinaridade e as ações de inclusão e acesso às instituições culturais que preservam pesquisam e divulgam acervos. No primeiro módulo serão visitadas instituições com vistas a elaboração de um Diagnóstico a ser apresentado no final do Curso como Trabalho de Conclusão, com vistas a avaliação das reflexões interdisciplinares que permeiam a gestão dos acervos nas instituições.
  1. Disciplina-chave Museologia: preservação, gestão e difusão II (12 horas)
Documentos que parametrizam as ações nas áreas museológica, arquivística e biblioteconômica. Fundamentos da Gestão de coleções trazendo à tona um debate atual sobre a interdisciplinaridade e as ações de inclusão e acesso às instituições culturais que preservam pesquisam e divulgam acervos. Assim como no primeiro módulo, no segundo os alunos continuarão elaborando o Diagnóstico institucional com enfoque nos componentes do segundo módulo. Esse diagnóstico é complementado a cada módulo tendo em vista os conteúdos desenvolvidos nos componentes do módulo. Ao término, no terceiro módulo o Diagnóstico terá abordado todos os conteúdos apresentados pelo curso, de maneira interdisciplinar.
  1. Disciplina-chave Museologia: preservação, gestão e difusão III (16 horas)
Documentos que parametrizam as ações nas áreas museológica, arquivística e biblioteconômica. Fundamentos da Gestão de coleções trazendo à tona um debate atual sobre a interdisciplinaridade e as ações de inclusão e acesso às instituições culturais que preservam pesquisam e divulgam acervos, com ênfase nas ferramentas de compartilhamento e comunicação que as instituições oferecem para garantir o acesso o mais amplo possível aos seus acervos e conteúdos. Esse modo trabalha também com as questões de preservação e segurança digital dos conteúdos sobre os acervos institucionais. Assim como no primeiro e no segundo, neste terceiro os alunos continuarão elaborando o Diagnóstico institucional com enfoque nos componentes desse módulo e concluindo finalmente todo o conteúdo interdisciplinar abordado pelo curso.
  1. Documentação de Acervo (32 horas)
A disciplina apresentará princípios e metodologias para os processos de tratamento de acervos e coleções, no que tange especificamente a pesquisa e catalogação. Sem deixar de lado as especificidades dos fundos e coleções presentes nos arquivos, propor-se-á o diálogo entre as políticas de descrição museais, arquivísticas e biblioteconômicas visando a consolidação de instrumentos de gestão e acesso que abarcam a complexidade de todo o acervo.
  1. Gestão Acervos Audiovisuais – filme, vídeo, fotografia (32 horas)
O documento audiovisual, nos seus diversos formatos, participa de forma cada vez mais expressiva na percepção de realidade do Homem moderno e interfere na sua relação com o meio. A disciplina vai trabalhar com os documentos audiovisuais como uma forma de manifestação cultural típica de uma sociedade industrial, dependente das tecnologias de mercado e sua constante renovação. Desta forma, vai se ocupar de instruir sobre como reconhecer e conservar os diversos suportes da obra audiovisual; como documentar e tornar acessível este tipo de documento; sobre as várias formas de acesso às obras e às informações nelas contidas, bem como questões éticas que envolvem um arquivo Audiovisual que congrega documentos privados, com mercado estabelecido, na perspectiva de preservar memória coletiva.  
  1. Conservação Preventiva (32 horas)
A disciplina visa orientar o aluno para o acompanhamento de atividades destinadas à preservação e conservação de acervos arquivístico, museológico e bibliográfico através de diagnósticos e avaliações de condições climáticas, de modo a garantir sua salvaguarda, acesso e uso. São abordadas políticas de conservação e preservação para os acervos em diversos suportes, além de noções sobre fatores de degradação, acondicionamento e armazenamento, assim como infraestrutura e instalações para guarda de coleções. A Gestão de Riscos e formas de controles das instituições em relação aos fatores de ameaças à segurança física do acervo e das pessoas será tratado com ênfase por se tratar de tema urgente na área de Patrimônio Histórico e Artístico.
  1. Preservação de Acervos Híbridos (32 horas)
Os acervos especiais, aqui compreendido como aqueles objetos/documentos cuja mensagem não textual requer algum tipo de interpretação, apresentam grande diversidade de suportes, formatos e leituras. Sendo assim, esse tipo de acervo demanda um conhecimento teórico-prático consistente e abrangente. Como qualquer acervo, cada tipologia exige procedimentos específicos para a sua preservação de longo prazo, que perpassam questões de desenvolvimento, documentação, conservação e comunicação. Partindo dos conceitos fundamentais dessas atividades, e com ênfase na conservação preventiva, a disciplina pretende aprimorar o olhar crítico do aluno para analisar sua realidade, participar da elaboração de diagnósticos e das decisões básicas de preservação no cotidiano dos acervos e coleções.
  1. Arranjo e Difusão (32 horas)
Instrumentos de pesquisa: guia, inventário, catálogo, repertório, edição de fontes primárias e índice. Fundamentos de Marketing. Conceito de produto, bem e serviço na área da informação. Comunicação, divulgação e difusão dos serviços e produtos decorrentes de atividades em instituições detentoras de acervos, que pesquisem, preservem e divulguem património histórico e artístico, tendo em vista que são instituições com acervos híbridos. Uso de CMS e escolha de redes sociais. Interação junto ao público por meios digitais. Processos de difusão e inclusão por meio das ferramentas digitais. Apropriação do público em relação aos acervos e atividades das instituições culturais detentoras de acervos.
  1. Repositórios Digitais (32 horas)
Analisar a criação, evolução e preservação dos documentos digitais permanentes, considerando-se como documentação digital toda massa documental produzida pelos Arquivos, Museus e Bibliotecas, incluindo suas formas de acesso a esses acervos e seus atributos nos ambientes digitais. Orientar sobre os meios de sua gestão e controle de seu ciclo de vida e da manutenção da cadeia de custódia por meio do E-ARQ, SIGAD e RDC-ARQ. Gestão da Informação, arquivo, documento, documento eletrônico e documento digital. Características dos documentos digitais. Gestão arquivística de documentos digitais Metadados de preservação. Preservação Digital. O papel das tecnologias da informação e comunicação na produção, classificação, avaliação, preservação e acesso a patrimônio cultural.
  1. Pesquisa, Curadoria e Difusão (32 horas)
Função do curador. Fases da curadoria e desenvolvimento de conteúdo: pesquisa, processos educacionais, difusão e exposição. Ferramentas de difusão: catálogos, folders e outros produtos de divulgação decorrentes da produção curatorial.
  1. Educação Patrimonial (32 horas)
Conceitos de ações educacionais voltadas para Patrimônio, Memória, Cultura e Cidadania. Desenvolvimento de projetos de implementação de ações educativas, fundamentadas no respeito à diversidade cultural e na participação comunitária, contribuindo para ampliar o acesso da sociedade às manifestações culturais e ao patrimônio material e imaterial. Monitoramento de resultados. Ferramentas de avaliação.

Coordenador(a)

Maria Fernanda Curado Coelho

Mestre em Ciência da Comunicação pela USP

Formas de Ingresso

Processo seletivo 2024/2 

Modalidade de seleção 

É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso.

  • 24/06/2024 às 19h;
  • 04/07/2024 às 19h;
  • 08/07/2024 às 19h;
  • 11/07/2024 às 19h.

Você tem alguma dúvida sobre o curso?

Tem interesse no curso? Preencha o formulário no botão abaixo.

Tenho interesse em mais informações sobre o curso?

ANÁLISE DO CURRÍCULO

É necessário se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail da coordenação do curso, que será enviado para você após a inscrição.

CONVERSAR COM A COORDENAÇÃO

O processo seletivo para ingressar na sua pós-graduação na FESPSP é uma conversa com o coordenador do curso.

No momento da inscrição, você poderá escolher uma das datas disponíveis para participar de uma conversa coletiva, com a presença de outros inscritos, em que o coordenador apresenta o curso, se apresenta e a partir desse bate-papo entende se essa é a pós ideal para você cursar neste momento, atendendo os seus objetivos profissionais e pessoais.

PROVA AGENDADA

Durante o nosso processo seletivo, você poderá escolher o dia e horário para realização de sua prova agendada presencial ou online. Essa opção está disponível no momento da inscrição. Caso não esteja, o nosso Relacionamento entrará em contato com você assim que tivermos novas datas de prova.

TRANSFERÊNCIA

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

SEGUNDA GRADUAÇÃO

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

REABERTURA DE MATRÍCULA

Estão abertas as inscrições para reabertura de matrículas, transferência de estudantes para a FESPSP e ingresso de novos alunos que desejam fazer uma segunda graduação!

A FESPSP aceita estudantes oriundos de cursos de Ensino Superior, idênticos ou afins aos seus, mantidos por estabelecimentos legalmente reconhecidos e novos alunos que já possuem uma formação superior.

A abertura do processo de transferência, de reabertura ou de matrícula para segunda graduação, poderá ser solicitada no período de 01 de novembro a 28 de fevereiro para o ingresso no 1º semestre, e de 03 de maio a 29 de julho para ingresso no 2º semestre de cada ano.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado em 2001 pelo Ministério da Educação para financiar mensalidades em faculdades particulares. O MEC seleciona as instituições que podem oferecer o FIES e também define o número de vagas.O FIES beneficia estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita (por pessoa da casa).

Também é preciso ter participado do ENEM a partir de 2010, conseguido pelo menos 450 pontos e não ter zerado na redação. Não é necessário estar matriculado para solicitar o FIES, ele pode ser usado tanto por alunos da graduação já matriculados em qualquer semestre como por novos alunos.

Você pode primeiro pedir o financiamento e depois se matricular. Para o primeiro passo, acesse fies.mec.gov.br, clique em Minha Inscrição e em Fazer Cadastro. Depois de preencher as informações, você recebe instruções sobre os documentos que deve levar para a Secretaria e completar sua inscrição.

Enem

Você pode usar a sua nota do ENEM para começar a sua graduação na FESPSP! Se você tirou mais de 500 na prova do ENEM realizada nos últimos 5 anos, você já está automaticamente aprovado em nosso processo seletivo. Inscreva-se em: