Mídia, Política e Sociedade

No curso, os alunos têm possibilidade de desenvolver compreensão sobre dimensões relacionadas aos processos comunicacionais na sociedade de forma reflexiva e crítica.

A proposta das disciplinas é oferecer ao aluno graduado instrumentos teóricos e conhecimento científico para aprimorar a atuação profissional e/ou acadêmica em atividades para a qual a capacidade interpretativa e analítica dos métodos e sistemas comunicacionais seja indispensável.

No curso, parte-se das estruturas institucionais que conformam os processos de comunicação, chegando-se à discussão de aspectos da sociedade da informação e das reações da opinião pública.

Processo Seletivo 2022/2

Modalidade de seleção 1

O candidato deverá inscrever-se e participar da apresentação PRESENCIAL do curso com a coordenadora.

  • 30/06 às 19h;
  • 28/07 às 19h;
  • 03/08 às 19h.  

Modalidade de seleção 2

O candidato deverá se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: roseseg@uol.com.br 

 

Para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br)  com a seguinte documentação:

  • Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • Histórico da Graduação;
  • Cédula de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • 1 (uma) Fotografia recente, em formato 3x4.

A ESCOLA somente formará turmas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a ESCOLA poderá juntar turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Mídia, Política e Sociedade
Disciplinas do curso expand_more expand_less

Estruturas Institucionais e Comunicação (32 horas)
A disciplina tem o objetivo de abordar as estruturas institucionais da área de comunicação, as bases conceituais para a formação das políticas públicas de comunicação e a regulamentação da mídia e da internet.

Economia, mídia e sociedade (60 horas)
Esta disciplina estuda a dinâmica do capitalismo contemporâneo, levando em conta as interações entre capital financeiro e simbólico, tecnologias da informação, novas empresas de comunicação e o impacto que essas interações produzem sobre a sociedade e o mundo do trabalho. Aborda também as relações do capital e do mercado globalizados com as economias das sociedades nacionais.

Sistemas políticos partidários e eleitorais (60 horas)
Compreender as características dos sistemas políticos, eleitorais e partidários em perspectiva comparada e, permitir o aprofundamento expressivo no caso brasileiro, permitindo uma reflexão acurada de aspectos centrais da atualidade bem como das propostas de reforma política em constante debate no país.

Sociedade da Informação (32 horas)
Analisa a atual configuração da sociedade da informação e da economia do conhecimento. Inclusão e exclusão digital. A sociedade e o poder em rede. Fluxos informacionais e dinâmicas de poder. Convergência digital.

Comportamento Político e Opinião Pública (60 horas)
Aborda a influência dos meios de comunicação na construção do processo de formação da opinião pública nas sociedades democráticas, analisando o comportamento dos atores políticos (partidos, governos e movimentos sociais), bem como a sua representação na mídia. Discutir a crise da representação, os papéis dos atores na construção da representação social e política e as interações entre mídia, Estado, organizações da sociedade civil, poder econômico, cultura e opinião pública.

Ciberpolítica e Cibercultura (60 horas)
A disciplina promoverá a avaliação do impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano social, bem como a promoção de novas formas de ação política e de ampliação da cidadania. Serão ainda analisados os impactos das tecnologias sobre os sistemas políticos e suas instituições, os novos fóruns de deliberação e participação, e o exercício de pressão no ciclo de desenvolvimento de políticas públicas. Governo eletrônico e governança digital. O curso também avaliará a emergência de novas formas de sociabilidade e de referências culturais. Análise do lugar das tecnologias de informação e de comunicação nas teorias da democracia. Espaço público, novas mídias e internet. Comunicação política e internet. O uso da internet nas campanhas eleitorais e nos processos de decisão política.

Mercado e Empreendedorismo Multimídia (32 horas)
A disciplina parte do diagnóstico da transição das atividades de comunicação da era industrial para a era da sociedade tecnológica e informacional e analisa as transformações das condições técnicas, materiais, métodos abordando as novas fronteiras de atuação dessas atividades. Serão estudados casos nacionais e internacionais da revolução pela qual passa a indústria e a economia da informação e as perspectivas, oportunidades de atuação e empreendedorismo no cenário multimídia do século XXI.

Métodos e Pesquisas para Estudo de Mídias (32 horas)
Esta disciplina, de ementa aberta, terá por objetivo levar para a sala de aula, a partir de convidados, experiências e casos de êxitos e fracassos de empreendimentos midiáticos, não só do ponto de vista do negócio, mas também pela abordagem do seu conteúdo. Os temas conjunturais significativos e polêmicos, relacionados com a mídia, também serão debatidos nesta disciplina.

Especialização em Mídia, Política e Sociedade
Coordenador
18 meses
Duração
Terças e quintas, das 19h às 22h30
Período
Mensalidade
990,00
Matrícula com 30% de desconto: R$ 693,00
Mensalidades com 15% de desconto: R$ 841,50

*Válido para o ano letivo de 2022*
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Ciência Política O curso possibilita uma reflexão ampla sobre aspectos relevantes associados à carreira, tais como: teoria política; análise política; instituições e; questões correlatas, associadas principalmente à administração pública e às relações internacionais. Leia mais
Pós-Graduação Globalização, Poder e Sociedade Saiba como analisar as características centrais da globalização e das sociedades contemporâneas Leia mais
Pós-Graduação Política e Relações Internacionais Faça uma reflexão crítica e abrangente dos principais fenômenos e atores das Relações Internacionais contemporâneas Leia mais
Publicações
Eventos