Editora e Publicações
As publicações da FESPSP são produzidas pela Editora Sociologia e Política, que objetiva a edição, produção e circulação de obras de caráter técnico, científico e cultural da área de humanidades, sobretudo das ciências sociais e das ciências sociais aplicadas.
A Editora constituída em 1959 foi responsável pela edição de dezenas de títulos especiais, tais como a Revista Sociologia, Estudos Teóricos e Aplicados em Antropologia, Economia, Psicologia, Folclore, além de publicações avulsas e livros. Este catálogo foi desenvolvido até meados dos anos 1960 e os seus resultados podem ser encontrados no acervo da biblioteca da FESPSP.
Em 2008, por ocasião dos 75 anos da FESPSP e, da edição fac-similar das ‘Pesquisas sobre o padrão de vida dos trabalhadores da cidade de São Paulo’, realizadas nos anos 1930 pelos professores Horace Davis e Samuel Lowrie, a Editora reestruturou-se e retomou a publicação de livros voltados ao ensino e à pesquisa em ciências sociais teóricas e aplicadas.
Expediente
Diretor-presidente
Angelo Del Vecchio
Comissão Editorial
Jorge Nagle (in memoriam)
Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes (in memoriam)
Waltercio Zanventor
Coordenação Editorial
Rodrigo Estramanho de Almeida
Contatos
Editora Sociologia e Política
Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque
01223-010 – São Paulo – SP – Brasil
Tel. 0 55 11 3123 7805
[email protected]
WMF Martins fontes
[email protected]
http://www.wmfmartinsfontes.com.br
Tel: + 55 11 3293-8168
Confira aqui todas as publicações da editora Sociologia e Política
Revista Alabastro
Revista científica, semestral, organizada por estudantes de graduação em Sociologia e Política da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
A ALABASTRO – revista eletrônica dos alunos da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, é uma publicação de cunho científico, com periodicidade semestral, organizada por estudantes de graduação em Ciências Sociais da Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Sua finalidade é estimular a produção e a veiculação de conhecimento e aproximar os pesquisadores de diferentes instituições universitárias ao cotidiano das Ciências Sociais, por meio de artigos, resenhas, traduções científicas, análise de material audiovisual e produções poético-literárias, com temas vinculados às Ciências Humanas.
A revista foi criada em 2013 e está fundamentada em um processo colaborativo, capaz de promover a troca de conhecimentos entre os estudantes de graduação e de pós-graduação, a comunidade acadêmica em geral e demais interessados. Esperamos que nossos leitores e leitoras apreciem esta iniciativa e compartilhem conosco esse novo espaço de trocas, contribuindo, inclusive, com as futuras edições.
A Revista Alabastro agora está indexada no portal e-Revistas, uma “Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas, un proyecto impulsado por el Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), del Ministerio de Economia Y Competitividad, del Gobierno del España, con el fin de contribuir a la difusión y visibilidad de las revistas científicas publicadas en América Latina, Caribe, España y Portugal”.
Submissão de trabalhos
Os trabalhos devem ser submetidos para avaliação pelo site da revista
Recomendamos a todos os autores que verifiquem as Condições para submissão antes de enviarem seus respectivos trabalhos.
Edições
Debates Contemporâneos
Série de e-books traz o conteúdo de debates realizados na FESPSP, no âmbito da Cátedra Celso Furtado
A realização de eventos que tratam sobre o cenário político e social brasileiro e buscam somar ao debate público, sempre foi parte importante da história da Sociologia e Política. Faz parte da nossa missão “contribuir para a consciência e o exercício de uma cidadania responsável, participativa e solidária, construtora de uma linha de força da sociedade civil”.
Desde a sua fundação, em 1933, a instituição tem a preocupação de unir os conhecimentos produzidos e debatidos internamente aos conhecimentos de especialistas externos, como agentes públicos, cientistas, acadêmicos, profissionais técnicos e demais cidadãos que lidam diretamente com os temas que estudamos.
Buscando trazer uma nova forma de acesso a esses conhecimentos, a FESPSP traz a série Debates Contemporâneos. São e-books de acesso livre, produzidos pela Escola, com a transcrição na íntegra de eventos realizados em nosso canal no youtube.
Projeto Criança Feliz
Luciana Silveira – Organizadora (2021)
Esta obra é fruto da parceria entre a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social no âmbito do Projeto Criança Feliz, programa social de primeira infância que tem como público-alvo as mães e as crianças de 0 a 3 anos de idade. A premissa do programa é a infância como direito de nascimento – reconhecendo, portanto, a cidadania das crianças e passando ao largo do assistencialismo.
Edições
Revista Sociologia
Durante 27 anos, a revista acompanhou o movimento de institucionalização das Ciências Sociais no Brasil, com a criação dos primeiros cursos superiores de Ciências Sociais.
A Revista Sociologia foi publicada entre 1939 e 1966, sendo considerada um dos mais antigos periódicos brasileiros, e acompanhou o movimento de institucionalização das Ciências Sociais no Brasil, com a criação dos primeiros cursos superiores de Ciências Sociais, na Escola Livre de Sociologia e Política e na Universidade de São Paulo. “Em 27 anos de existência, foram editados pouco mais de 100 números que contabilizam milhares de artigos e dezenas de assuntos e temas relacionados à grande área das Ciências Sociais” (ALMEIDA, SILVA, 2015, p. 9).
A Revista Sociologia foi digitalizada com recursos do Edital Universal CNPq e está disponível para consulta on-line e download dos artigos no acervo da biblioteca da FESPSP (http://biblioteca.fespsp.org.br/).
Referência:
ALMEIDA, Rodrigo Estramanho; SILVA, Isabela Oliveira Pereira da (orgs). As Ciências Sociais em Revista: temas e debates da Revista Sociologia 1939-1966. São Paulo: Editora Sociologia e Política, 2015.
Normas para publicação
As submissões devem ser remetidas para o e-mail [email protected] atendendo às seguintes normas:
- entre 7 e 30 páginas, incluindo ilustrações e referências;
- configuração da página: folha tamanho A4; orientação – retrato, margens superior e inferior – 2,5 cm; esquerda – 3,0 cm e direita – 2,0 cm;
- fonte – Arial, tamanho 11;
- formatação de parágrafo: texto JUSTIFICADO, espaçamento entre linhas de 1,5 e espaçamento ANTES e DEPOIS do parágrafo de 6 pt;
- legendas, tabelas e gráficos – fonte Arial, tamanho 9, espaçamento entre linhas SIMPLES e SEM espaçamento entre parágrafos;
- notas de rodapé – deverão ser utilizadas apenas para notas explicativas e não para referências de citação bibliográfica;
- as citações bibliográficas devem ser feitas no sistema autor-data, conforme a Norma Técnica ABNT 10520/2002;
- SEM anexos.
Textos Preliminares
A publicação registra e divulga os trabalhos produzidos pela comunidade da FESPSP
‘Textos Preliminares’ é uma publicação seriada da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP. Destina-se a registrar e divulgar trabalhos produzidos pela comunidade – professores, estudantes, funcionários e pesquisadores ligados aos projetos da instituição.
A publicação pretende acolher relatos de pesquisa em andamento, materiais didáticos experimentais e inovadores, bem como textos de palestras ou comunicações apresentadas em eventos.