Notícias
Incêndio na Cinemateca Brasileira é resultado do descaso ao Patrimônio Cultural

Fogo atingiu galpão com acervos e documentos da história do cinema no Brasil

30/07/2021

Nesta quinta-feira (29), um incêndio atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, em São Paulo. O local abrigava parte do acervo da instituição, estimando a perda de diversos documentos únicos sobre a história do cinema no Brasil.

Considerada uma tragédia anunciada, desde o ano passado o Ministério Público Federal entrou com uma ação contra o governo federal por abandono à Cinemateca Brasileira. A consequência deste descaso é a queima de acervos que contam sobre o passado de resistência do nosso país. De acordo com a professora do novo curso de pós-graduação em Patrimônio Cultural: Preservação, Gestão e  Difusão, Maria Fernanda Coelho, “a falta de pessoas especializadas na manutenção do patrimônio acaba desintegrando o acervo que faz parte da história do país, impedindo o acesso à reflexão do passado”. O impedimento ao acesso à memória é um projeto de governos autoritários que tentam desmantelar o poder de escolha e conscientização da sociedade. 

A preservação do patrimônio se torna urgente, uma vez que objetos de memória são essenciais para a conscientização da sociedade, pensando em escolher os caminhos para o futuro. Segundo a coordenadora, “ser um profissional do patrimônio é um ato político, pois você defende a permanência de objetos que permitem à população ter o poder do pensar crítico”.

Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}