Marcelo Rubens Paiva dará aula inaugural da pós-graduação ICL/FESPSP

Aula da parceria inédita será nesta quinta-feira, às 19h30

  • Curso terá aulas com Jessé de Souza, Aldo Fornazieri, Marilena Chauí, Muniz Sodré e Renato Janine Ribeiro, entre outros, por menos de R$ 500,00 por mês
  • 100 professoras negras da rede pública receberão bolsa de estudo integral

“Ditadores ainda estão entre nós, fascistas ainda estão entre nós” é o tema da aula magna de Marcelo Rubens Paiva para os mais de 2 mil alunos já matriculados na 1ª Pós-Graduação ICL/FESPSP “Repensando o Brasil: Sociedade, Política e História”, a partir das 19h desta quinta-feira (5/11). Marcelo trará sua visão pessoal sobre esse fato histórico que marcou tragicamente o País, e particularmente a sua família com o assassinato de seu pai pela repressão militar, retratado no filme recém-lançado “Ainda Estou Aqui”.
“Discutir esse tema, colocando-o numa nova perspectiva crítica, é fundamental para repensarmos o Brasil para os próximos anos com a seriedade que os desafios da atualidade exigem”, afirma Angelo Del Vecchio, diretor-geral da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).
A construção dessa nova perspectiva na amplitude necessária para enfrentar esses desafios, diz o sociólogo Jessé de Souza, docente do curso, passa necessariamente pela democratização do conhecimento crítico. O propósito da parceria ICL-FESPSP, esclarece o sociólogo, “é exatamente o de oferecer às camadas populares uma formação intelectual de alto nível, para que elas possam participar efetivamente da refundação do nosso País em bases mais amplas do que a visão limitante que a classe dominante brasileira nos propiciou até hoje”.

A 1ª Pós-Graduação ICL/FESPSP “Repensando o Brasil: Sociedade, Política e História” tem duração de dois semestres, com início em março de 2025. Totalizando 360 horas/aulas distribuídas em oito disciplinas, o curso será ministrado por grandes nomes das ciências sociais e política, economia, filosofia e história brasileiras como Jessé de Souza, Aldo Fornazieri, Ladislau Dowbor, Lindener Pareto, Marilena Chauí, Muniz Sodré, Renato Janine Ribeiro, entre outros.

Além dos mais de 2.000 alunos pagos inscritos somente no dia do lançamento do curso, em 28 de novembro último, a 1ª Pós-Graduação ICL/FESPSP terá a participação de 100 professoras negras da rede pública de ensino indicadas por entidades sociais.

Podem se matricular livremente até o início de março do próximo ano pessoas com graduação ou formação em tecnólogo em qualquer área do conhecimento. Além do acesso ao conteúdo didático, os alunos contarão com monitoria contínua de mestrandos e doutorandos e orientação mensal do docente.

Quem fizer a 1ª Pós-Graduação ICL/FESPSP vai conhecer novos caminhos para a mudança pessoal e social, afirma Aldo Fornazieri, diretor acadêmico da Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Esses caminhos, em sua visão, não são únicos ou limitantes, mas, sim, abertos sob vários ângulos. “Com esse time de professores, com a experiência e a tradição da FESPSP e a inovação do ICL, eu tenho certeza de que muitos caminhos de mudança serão apontados para os nossos alunos, e é isso que o Brasil precisa”.

SERVIÇO

1ª Pós-Graduação ICL/FESPSP “Repensando o Brasil: Sociedade, Política e História”

Início: março de 2025
Matrículas abertas até março de 2025, pelo site Link
Pré-requisitos: graduação ou curso de tecnólogo completos em qualquer área do conhecimento
Organização: FESPSP (Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e ICL (Instituto Conhecimento Liberta)

 

Para solicitação de entrevistas com especialistas sobre a 1ª Pós-Graduação ICL/FESPSP, faça seu pedido pelo whatsapp 11-98774-1135, e-mail [email protected] ou por esse mesmo número de telefone.

Compatilhe o Post:

Deixe aqui se e-mail para receber nossas novidades em primeira mão.